07/02/2023 15:54 | SegurançaDireitos Humanos

Programa Pessoa Idosa Protegida prende homem que tentou matar a própria mãe, no bairro do Rio Novo

Tentativa de feminicídio aconteceu por conta de prato de comida; idosa receberá cuidados psicológicos


militares foram acionados para averiguar uma situação de violência doméstica, que chegou ao conhecimento do Programa

Ascom SSP


Vanessa Siqueira / Ascom SSP

Um homem de 26 anos foi preso por policiais militares da Base Comunitária de Segurança do Osman Loureiro, do 4° Batalhão, na manhã desta terça-feira (7), após tentar matar a própria mãe, de 60 anos. O fato ocorreu no bairro do Rio Novo, em Maceió.


Os militares foram acionados para averiguar uma situação de violência doméstica, que chegou ao conhecimento do Programa Pessoa Idosa Protegida, da Secretaria da Segurança Pública. Ao chegarem na residência, os militares constataram que na verdade o homem tentou tirar a vida da mãe durante uma discussão.


A idosa foi localizada na residência de outra filha, no município de Satuba, após fugir do local onde aconteceu o fato. Ela contou aos policiais que o filho estava embriagado e tentou asfixia-la com um travesseiro por discordar da comida que ela tinha preparado: cuscuz com ovo. Ele se negou a comer e agrediu a mãe, que só não perdeu a vida porque conseguiu fazer com que ele saísse de cima dela com o travesseiro. No relato, a idosa disse também que esta não era a primeira vez que o filho a agredia. 


Com base nas características físicas do indivíduo, os militares realizaram diligências e conseguiram localizá-lo. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro de Bebedouro, onde foi autuado por tentativa de feminicídio.


Segundo o tenente Alex Acioli, da Chefia de Prevenção da SSP, o Programa Idoso Protegido irá agora encaminhar o caso ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para que ofereça acompanhamento psicológico à vítima. A idosa ficará sob os cuidados de uma filha e os militares da Base Comunitária também realizarão visitas periódicas.


“Esta ação promoveu uma rápida resposta ao caso, com a prisão imediata do autor. Isso evidencia a confiança da população nas forças de segurança que atuam no Programa Pessoa Idosa Protegida”, afirmou.


O tenente Alex lembrou ainda que esta é a segunda prisão realizada pelo Programa em menos de dois meses. A outra prisão ocorreu em janeiro, no município de Igaci, durante operação coordenada pelo Programa.