10/04/2023 12:05 | Segurança

Programa Na Base do Sossego apreende sete equipamentos sonoros em operações na Capital

Apreensões aconteceram nos bairros Cidade Universitária, Benedito Bentes, Vergel do Lago e Jacintinho


Ascom SSP/AL


Roberison Xavier / Ascom SSP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Comando de Policiamento da Capital (CPC) deflagraram, no último fim de semana, mais uma operação do programa Na Base do Sossego, com visitas a locais alvos de denúncias recorrentes ao 190, ligadas à perturbação da tranquilidade da população da Região Metropolitana de Maceió.

 

Durante a ação, que aconteceu de 07 a 09 deste mês, foram verificadas mais de trinta denúncias e sete equipamentos sonoros foram apreendidos por estarem sendo usados de forma irregular por pessoas que já tinham sido orientadas sobre a infração penal causada.

 

De acordo com a Chefia de Articulação Política e Prevenção da SSP, que coordenou os trabalhos, duas apreensões ocorreram no Jacintinho, duas no Vergel do Lago, duas no Benedito Bentes e uma no bairro Cidade Universitária. Todas as ocorrências contaram com o apoio das Bases Comunitárias de Segurança, pertencentes à Polícia Militar.

 

Segundo o tenente Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária da Segurança Pública, de janeiro até agora, o programa já realizou mais de 290 visitas técnicas por meio das Bases Comunitárias. No total, em 2023, já ocorreram 61 apreensões.

 

“Com as apreensões deste ano já ultrapassamos mais de 200 registros desde que o programa foi implantado, no ano passado, e isso é graças à intensificação das ações conjuntas com as forças de segurança. O programa também tem ajudado na redução de índices de outros crimes, como as mortes violentas intencionais”, afirmou o tenente Alex.

 

Os equipamentos foram encaminhados para a sede dos batalhões que realizaram as apreensões e depois seguem para o Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no bairro do Barro Duro. Já os infratores deverão participar de uma audiência no Juizado Criminal Especial da Capital, onde caberá ao juiz avaliar se eles poderão ter o equipamento de volta ou não.

 

Participaram da operação equipes do 1º BPM, 4º e 5º Batalhões da PM, Batalhão de Polícia de Eventos, Batalhão de Polícia de Guardas e da 5ª Companhia Independente.

 

Importância de ligar para o 190 e fornecer detalhes

 

É através das ligações ao 190 que a Polícia Militar toma conhecimento das ocorrências de perturbação do sossego e envia equipes policiais aos endereços, bem como realiza um mapeamento dos locais que serão visitados pelas Bases Comunitárias para conscientizar o infrator sobre a necessidade de obedecer os limites impostos pela Lei de Contravenções Penais e de crimes ambientais.

 

É importante destacar que os denunciantes precisam fornecer o maior número de detalhes possíveis, como endereço, número do imóvel e pontos de referência, para que quando os policiais forem ao local consigam localizar o imóvel e registrar corretamente o infrator.

 

“Isso é muito importante para localizarmos o imóvel com mais facilidade, tanto no momento da ocorrência quanto no pós-ocorrência, nas visitas comunitárias. Quanto mais informações o cidadão fornecer, melhor para a guarnição localizar o endereço. Isso vai contribuir para que possamos combater a perturbação e garantir a tranquilidade da vizinhança prejudicada”, orientou o tenente Alex.