27/03/2023 10:50 | Segurança

Programa na Base do Sossego apreende 9 equipamentos sonoros em operações no fim de semana

Apreensões aconteceram nos bairros Cidade Universitária, Vergel do Lago e conjunto Santo Eduardo


Ascom SSP


Vanessa Siqueira / Ascom SSP

As ações de combate à perturbação do sossego em Maceió e Região Metropolitana, realizadas pelo Programa Na Base do Sossego, da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas, encerrou mais um fim de semana com saldo positivo em apreensões. De sexta-feira (24) a domingo (26) foram apreendidos nove equipamentos sonoros, sendo que oito deles são do tipo paredão.

 

De acordo com o tenente Alex Acioli, da Chefia de Articulação Política e Prevenção da SSP, as apreensões foram realizadas pelas equipes das Bases Comunitárias de Segurança Pública, da Polícia Militar, e aconteceram nos bairros Cidade Universitária, Vergel do Lago e no conjunto Santo Eduardo, no Poço. Todo o trabalho vem sendo planejado pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), que está realizando operações diariamente.



 

Na sexta-feira (24), policiais do Batalhão de Guardas (BPGd) apreenderam um paredão no conjunto Village Campestre. Também houve apreensão de quatro paredões no Vergel do Lago.  No sábado (25), equipes da Base Comunitária do Santa Maria aprenderam uma caixa de som no conjunto Jardim Saúde e outro paredão no Cidade Universitária. O 1º Batalhão também apreendeu um paredão na noite do sábado no Vergel e um som automotivo no conjunto Santo Eduardo. Já no domingo (26), o BPGd apreendeu mais um paredão no bairro Cidade Universitária.

 

O tenente Alex Acioli destaca que de janeiro até agora, o programa já realizou mais de 240 visitas técnicas por meio das Bases Comunitárias. O que chama a atenção é que em mais da metade das ocorrências deste fim de semana o proprietário do equipamento sonoro já havia sido notificado pelas equipes policiais e acabou rescindindo, tendo desta vez o equipamento apreendido.

 

“Com estes equipamentos apreendidos, o Programa Na Base do Sossego chega ao número de 48 apreensões em 2023. Ao todo, são 195 equipamentos sonoros apreendidos pelas Bases Comunitárias e FT Sossego desde a sua implantação, em 2022”, informou Alex Acioli.

 

Todo o material foi encaminhado para a sede dos batalhões que realizaram as apreensões e depois para o Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no bairro do Barro Duro. Os infratores deverão participar de uma audiência no Juizado Criminal Especial da Capital, onde caberá ao juiz avaliar se eles poderão ter o equipamento de volta ou não.

 

Importância de ligar para o 190

 

São através das ligações recebidas pelo 190 que a Polícia Militar toma conhecimento das ocorrências de perturbação do sossego e envia equipes policiais aos endereços e também realiza um mapeamento dos locais que serão visitados pelas Bases Comunitárias. Inicialmente é feito o trabalho de conscientização sobre a necessidade de obedecer aos limites impostos pela Lei de Contravenções Penais e de crimes ambientais.

 

É importante destacar que os denunciantes precisam fornecer o maior número de detalhes possíveis, como endereço, número do imóvel e pontos de referência, para que os policiais que forem visitar o local consigam localizar o imóvel e registrar corretamente o infrator.

 

“Isso é muito importante para localizarmos o infrator, tanto no momento da ocorrência quanto no pós-ocorrência, nas visitas comunitárias. Quanto mais informações o cidadão fornecer, melhor para a guarnição localizar o endereço. Isso vai contribuir para que possamos combater a perturbação e garantir a tranquilidade da vizinhança que está sendo prejudicada”, orientou.