22/04/2022 16:18 | Meio AmbienteInfraestrutura

Programa Mais Água Alagoas leva água de qualidade a povoados de São José da Laje

Perfurações de poços artesianos vai melhorar a vida de 365 famílias carentes do município

Governador salientou a importância da perfuração dos poços artesianos para levar mais dignidade e qualidade de vida aos moradores dos povoados de São José da Laje

Marco Antônio

Fábia Assumpção - Agência Alagoas

O governador Klever Loureiro fez a entrega, na tarde desta sexta-feira (22), de quatro poços artesianos do Programa Mais Água Alagoas, em solenidade no povoado Granjeiro, em São José da Laje. Na ocasião, também foi feita a entrega simbólica de mais três poços artesianos aos povoados Caldeirão, Tijuquinha e Boa Vista, garantindo, assim, o acesso à água de qualidade para 365 famílias do município.

A entrega dos poços faz parte do ‘Mais Água Alagoas’, antes chamado de Programa de Perfuração de Poços, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que passou por uma atualização. Agora, além das perfurações de poços, os novos equipamentos também são entregues com chafariz e caixa d’água para o armazenamento da água.

A soma destes dois programas já contabiliza mais de 800 poços perfurados em todo o Estado, em 48 municípios, com a marca de 120 mil famílias beneficiadas. Conforme o supervisor de Desenvolvimento Ambiental da Semarh, José Edmilson dos Santos, o povoado Cajueiro foi contemplado com um poço de 101m e vazão de 24.000 L/H, beneficiando 180 famílias; no povoado Caldeirões, o poço é de 100m e vazão de 9.000 L/H, para abastecer 90 famílias; no Tijuquinha, 100m com produção de 3 mil litros/H para 65 famílias e povoado Boa Vista 100m, com produção de 720 litros, atendendo 30 famílias.  Cada poço tem um custo avaliado de R$ 28 mil.

O governador Klever Loureiro, que fez o acionamento da água do poço no povoado Granjeiro, salientou a importância da perfuração dos poços artesianos para levar mais dignidade e qualidade de vida aos moradores dos povoados de São José da Laje. “Água é vida. Com água se bebe, se faz higiene e se cultiva. Com escassez de água tudo fica mais difícil”, afirmou o governador. Com os leilões de saneamento, o acesso à água será universalizado em todos os 102 municípios alagoanos, inclusive, com a presença dos programas como o Água Doce, Água para Todos e os microssistemas de abastecimento no Sertão.

A prefeita de São José da Laje, Ângela Vanessa, destacou a importância do Programa Mais Água, que está beneficiando centenas de famílias do município. “Com a entrega desses poços estão sendo beneficiadas mais de 300 famílias, com água de qualidade, trazendo mais dignidade e qualidade de vida aos moradores dessas comunidades”, enfatizou a prefeita. Ao final da solenidade, a prefeita fez a entrega ao governador de um kit com imagens dos principais pontos turísticos da cidade.

BENEFÍCIOS
O presidente da Associação Comunitária do Povoado Granjeiro, Pedro Severino Ramos, disse que antes da perfuração do poço, a água para abastecer o povoado vinha de muito longe e era bastante deficiente. “Tínhamos água um dia e faltava oito”, explicou. Seu José Manuel da Silva, 67 anos, conhecido na comunidade como “Pedrão”, disse que mora no povoado há 33 anos e sempre dependeu de poços de terceiros para ter água em casa. “Agora tudo ficou mais fácil. A vida sem água é muito difícil”, observou.