30/09/2023 15:52 | EducaçãoDesenvolvimento Humano

Programa Leite do Coração melhora alimentação de estudantes e traz novas fontes de renda para produtores

Iniciativa começou de forma piloto em escolas estaduais do Vergel do Lago e Ponta Grossa e agora será expandida para o restante da capital, Arapiraca e Bacia Leiteira


Programa promove transformação social combatendo desnutrição, abandono escolar e ajudando pequenos produtores rurais

Thiago Athaíde / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

“Esse leite está ajudando muitas mães a criarem e alimentarem melhor seus filhos. Ele tem sido usado como acompanhamento no cuscuz, no preparo do mingau, dentre outras refeições”. O relato de Fátima Cavalcante, diretora da Escola Estadual Major Eduardo Emiliano, em Maceió, mostra o impacto positivo do programa Leite do Coração nas vidas de estudantes da rede estadual. A ação que, desde julho, acontecia de forma experimental na parte baixa da capital, vai ser expandida para mais escolas da rede estadual. A cerimônia de lançamento do programa aconteceu nesta sexta-feira (29) em Batalha durante a 40ª Expo Bacia Leiteira.

 

Numa parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Agricultura (Seagri), o Programa Leite do Coração consistirá na distribuição semanal de 2 litros de leite por aluno, de forma que o laticínio complemente a alimentação da família do estudante. Nesta primeira fase, serão beneficiados 70 mil alunos de escolas estaduais de Maceió, Arapiraca e da região da Bacia Leiteira – Batalha, Pão de Açúcar, Belo Monte, São José da Tapera, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Palestina e Jaramataia.

 



A Seduc investirá mais de R$ 6 milhões para garantir o acesso e melhor distribuição do leite aos estudantes. Além disso, aportou R$ 1 milhão na aquisição de 350 freezers –  com capacidade de 350 litros – para o armazenamento dos laticínios.

 

“Neste momento, levaremos o programa para toda a cidade de Maceió, Arapiraca e Bacia Leiteira, mas a nossa meta é expandi-lo para os 102 municípios, alcançando mais de 170 mil estudantes da rede estadual”, garante a secretária Especial de Gestão da Rede Estadual, Sueleide Duarte.

 

Ela lembra ainda que esta iniciativa é mais uma estratégia de combate à evasão escolar na rede estadual. “O Leite do Coração tem uma proposta muito importante de combate à insegurança alimentar e também do abandono escolar, somando-se ao Cartão Escola 10 como um instrumento que fortalece a permanência do estudante na escola”, pontua.



 

Experiência bem sucedida

 

Desde 14 de julho, o programa já era executado de forma piloto em nove escolas estaduais do Vergel do Lago e Ponta Grossa: Thomaz Espíndola, Anaias de Lima, Major Eduardo Emiliano, Capitão Álvaro Victor, Edson Bernardes, Júlio Auto, José Oliveira, Dom Adelmo Machado e Rodriguez de Melo. O sucesso desta experiência fez com que o Estado decidisse ampliá-la para outras unidades de ensino.

 

A gerente da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE), Sandra Vitorino, faz uma avaliação positiva da implantação do programa nas unidades piloto. “A satisfação da comunidade escolar é evidente e as famílias são unânimes ao afirmarem que o leite tem ajudado muito na alimentação em casa. Trata-se de uma iniciativa que combate não só a desnutrição, mas a evasão escolar. E agora, com a ampliação do programa, iremos levar equidade de oportunidades para estudantes de toda a rede estadual”, ressalta.



 

A Escola Estadual Adalberto Marroquim, em Batalha, está entre as unidades contempladas nesta nova fase do programa. Para a diretora Gizelda Santos, a iniciativa chega em bom momento à região da Bacia Leiteira, impulsionando também a economia local.

 

“Além de melhorar a alimentação de nossos estudantes e seus familiares, o programa vai ajudar os pequenos produtores de leite da região, muitos deles pais de nossos alunos. Para se ter ideia, no turno vespertino, 90% dos nossos estudantes são jovens que moram em povoados rurais e são filhos de agricultores familiares e pequenos produtores rurais”, conta Gizelda,

 

Entrega de freezers

 

Durante a cerimônia de lançamento do programa Leite do Coração, houve a entrega de freezers para quatro escolas estaduais: Adriano Jorge, de Arapiraca; Cônego Jasson Souto, de Jacaré dos Homens; Major Eduardo Emiliano e Teotônio Vilela, ambas de Maceió. As unidades foram representadas pelos seus gestores, que assinaram termos de responsabilidade pela entrega dos equipamentos: José Vicente da Silva, da Adriano Jorge; Ivana Medeiros, da Cônego Jasson Souto; Daython Alexandre da Silva, da Teotônio Vilela e Fátima Cavalcante, da Major Eduardo Emiliano.

 

Também estiveram presentes no evento a superintendente de Rede da Seduc, Dileusa Costa, e os gerentes especiais de Educação, Afonso de Alcântara; da 5ª GEE; Edivaldo Barros, da 8ª GEE e Cássio Costa, da 13ª GEE.