17/10/2023 18:15 | Gestão e Finanças

Programa Contribuinte Arretado promove treinamento para contabilistas alagoanos

Encontro ocorreu no dia 17 de outubro, no Bloco Administrativo Silvio Viana


Nataly Lopes / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) realizou, nesta terça-feira (17), uma palestra sobre Certidão de Débito Declarado - Escrituração Fiscal Digital e Malhas Fiscais. A iniciativa foi promovida pelo programa Contribuinte Arretado com organização do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL).


Foram disponibilizadas mais de 100 vagas para os contabilistas alagoanos. O evento contou com o apoio do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de Alagoas (Sescap-AL); Sindicato dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Sindcont-AL) e Associação Dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascontal).


“É de extrema importância para todo contador e toda pessoa que trabalha na área contábil ficar sabendo das malhas fiscais e resolver os problemas antes que o contribuinte seja notificado, antes que tenha a autuação”, ressaltou a contabilista Ingred Cavalcante, que esteve presente na palestra.


Para a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, o momento é importante para os profissionais da área contábil tirarem suas dúvidas em relação às obrigações principais e acessórias.


“Estivemos aqui tirando dúvidas, esclarecimentos, falando sobre a questão da conformidade tributária, para facilitar o cumprimento de forma mais simplificada. Nós também atendemos e ouvimos as demandas que os contabilistas têm. A Secretaria está aqui para tentar sempre facilitar a vida do contribuinte para que ele possa cumprir as suas obrigações”, salienta a superintendente Alexandra Vieira.


Além da superintendente Alexandra, estavam presentes representando o corpo técnico da Sefaz a auditora fiscal e líder do Programa Contribuinte Arretado, Elka Gonçalves; o superintendente de Crédito Tributário, Ascânio Breda; o chefe de Declaração e Documentos Fiscais, Eduardo Egypto e o chefe de Orientação Tributária, Flávio Melo de Paula.