04/09/2023 17:05 | Saúde

Profissionais do Samu e do Corpo de Bombeiros concluem Curso de Operador de Suporte Médico

Objetivo da ação foi formá-los para que possam atuar em aeronaves realizando a assistência pré-hospitalar móvel

Curso de Operador de Suporte Médico, profissionais do Samu são habilitados para atuar no Serviço Aeromédico

Grupamento Aéreo

Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Vinte e um profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) concluíram o Curso de Operador de Suporte Médico. As aulas teóricas foram realizadas no auditório do Quartel do Geral do CBM, situado no bairro Trapiche, em Maceió, enquanto que as aulas práticas de sobrevivência ocorreram no mar e em uma mata.

O objetivo do curso foi preparar os profissionais a desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias para o exercício da função de operador de suporte médico a bordo de aviões. Com isso, eles foram habilitados a atuar em aeronaves, dentro do que determina as leis de aviação, em especial ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) número 90.

O curso foi realizado, integralmente, na modalidade presencial, incluindo instruções de regulamentos aeronáuticos e meteorológicos. Também foram abordados temas como a segurança de voo, medicina aeronáutica, fisiologia de voo, performance dos aviões, além de instruções desafiadoras, de sobrevivência no mar e na selva.

De acordo com o major Cristian Wagner Bons, comandante do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), o Curso de Operador de Suporte Médico é fundamental e necessário para a operacionalização do transporte de vítimas em aviões. "Ao longo dos tempos, a aviação se revelou um importante meio para a realização de missões de salvamento em todo o mundo, sobretudo em situações em que o tempo e a distância são fatores desafiadores ao sucesso da operação. Por isso, o operador de suporte médico é um profissional essencial no desenvolvimento e sucesso das operações especiais de aviação pública para salvar vidas", destacou.

Ele salientou, também, que o curso é uma etapa essencial para a operacionalização do serviço aeromédico com aviões em Alagoas e que a aviação exige o gerenciamento de riscos diversos e que, durante o curso, os alunos adquiriram conhecimentos, habilidades e atitudes para reduzir e controlar riscos. "Os profissionais foram capacitados para a função de operador de suporte médico e estão aptos para atuar a bordo dos aviões, na prestação de um serviço vital à sociedade, que é salvar vidas", frisou o major Cristian Wagner Bons.

Tempo-Resposta

A redução do tempo-resposta no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, com as aeronaves, é fundamental para que a vítima ou o paciente possa ter sua vida salva. "A equipe do Aeromédico do Samu tem executado esse serviço de forma brilhante, mas, o aprimoramento, principalmente para atuar em aviões, é fundamental e mostra o nosso cuidado em fomentar a formação de nossos socorristas", ressaltou o coordenador da Central Maceió do Samu, médico Jhonat Silva.

Para o médico do Samu, Ewerton Leandro Soares, o curso foi de fundamental importância para capacitar e atualizar os conhecimentos dos profissionais médicos e enfermeiros que vão atuar ou que já estão atuando no Serviço Aeromédico. "Tivemos a oportunidade de nos capacitar e atualizar nossos conhecimentos, no atendimento pré-hospitalar específico do aeromédico. Com isso, aprimoramos nossos conhecimentos e estamos, ainda mais preparados, para cumprirmos nossa principal missão, que é salvar vidas alagoanas", disse o médico.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Curso de Operador de Suporte Médico representou uma oportunidade ímpar de formação para os socorristas do Samu que atuam no Serviço Aeromédico. "No socorro pré-hospitalar móvel especialmente, o treinamento apurado é fundamental e faz toda a diferença para assegurar que usuário seja assistido com eficiência e qualidade. Nesta modalidade, além de técnica relativa a área da saúde, o profissional também deve estar preparado para lidar com adversidades durante os voos, principalmente se os usuários estiverem em locais de difícil acesso", enfatizou o gestor da saúde estadual.