24/04/2023 16:22 | Saúde

Profissionais de saúde de todo o Estado serão capacitados sobre assistência a pacientes com meningite

Participantes receberão orientações sobre o manejo clínico, diagnóstico e tratamento da doença


Capacitação irá focar no manejo clínico dos pacientes com meningite

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Profissionais de saúde que atuam nas unidades públicas e privadas dos 102 municípios alagoanos serão capacitados nesta terça-feira (25), às 9h, sobre a assistência aos pacientes com meningite, bem como o manejo clínico, diagnóstico e tratamento da doença em tempo ágil.

 

A webconferência Manejo Clínico e Laboratorial da Meningite é uma promoção da Assessoria Técnica de Vigilância e Controle de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau). Para participar, os interessados devem acessar o link https://meet.google.com/jpj-qyhy-ftw

 

O curso terá como facilitadores a responsável técnica do Programa Estadual de Controle da Meningite, enfermeira Cyndi Romão; o gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), biólogo Anderson Leite; e a infectologista e assessora técnica da Sesau, Luciana Pacheco.

 

A enfermeira Cyndi Romão explicou que o treinamento visa apresentar o balanço epidemiológico da doença em Alagoas, promovendo a sensibilização dos profissionais diante de pacientes. “É necessário sensibilizar os profissionais para um olhar mais clínico da doença, para que os pacientes sejam diagnosticados de forma precoce e iniciem o tratamento adequado em tempo ágil”, pontuou.

 

A doença


A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. A doença é provocada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, além de algumas causas não infecciosas.

 

O indivíduo acometido por meningite sente febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto de o paciente não conseguir encostar o queixo no peito, além de manchas vermelhas pelo corpo, no caso de doença meningocócica.

 

Com relação às formas de transmissão, a meningite pode acontecer pela via fecal-oral, na sua forma viral, e pelas vias respiratórias, em sua variação bacteriana. Por esta razão, ao surgirem os primeiros sintomas, o indivíduo deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

 

Para evitar a doença é necessário manter atualizada a Caderneta de Vacinação, com as vacinas meningocócica C, pneumocócica 10-valente conjugada e pentavalente, disponíveis em todos os 102 municípios alagoanos, em qualquer época do ano.

 

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), órgãos vinculados ao Ministério da Saúde, de janeiro a dezembro de 2022, Alagoas registrou 64 casos de meningite e 10 óbitos pela doença. No primeiro trimestre de 2022 foram confirmados 10 casos da doença e um óbito e, no mesmo período deste ano também houve o registro de 10 casos confirmados e um óbito.