26/10/2023 13:10 | Educação

Professora formada pela Uneal, indígena conclui mestrado em educação

Simone Maria dos Santos Vanderley, egressa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, é a primeira do povo Wassu Cocal a conquistar o título de mestre

Professora indígena Simone Maria dos Santos Vanderley

Arquivo Pessoal

Clau Soares / Ascom Uneal

“Somos capazes de vencer”. Foi com esta frase que a professora indígena Simone Maria dos Santos Vanderley, egressa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Clind) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), anunciou aos colegas a conclusão do mestrado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Simone Maria, 39 anos, do povo Wassu Cocal, ingressou na primeira turma do Clind, em 2010 e concluiu o curso em 2015, com habilitação em matemática e ciências biológicas. Para ela, ter feito a graduação foi a “realização de um sonho”.

“Posso dizer que significa (uma) evolução não só pessoal, profissional, mas também para toda a comunidade uma vez que os conhecimentos adquiridos são empregados na própria comunidade, na busca pela efetivação das políticas públicas e educacionais”, afirmou.

Ela é a primeira mestre do povo Wassu Cocal. Sua dissertação na pós-graduação stricto sensu teve como título “Gestão Escolar Indígena no Território Wassu Cocal”, na linha de pesquisa história e política da educação.

Simone relata que foi a única indígena da sua turma de mestrado. “Eu me sentia uma exceção. Me sentia orgulhosa e também ficava triste”. A partir de agora, ela quer inspirar mais pessoas do seu povo a avançarem na carreira acadêmica.  “É um desafio. Quero incentivar e ajudar outros a conquistar, alçar voos ainda maiores”, ressaltou.