05/07/2023 11:41 | Tecnologia e Inovação

Professor apoiado em editais da Fapeal tem artigo publicado pelo grupo Nature

Atuando em Arapiraca, docente foi aprovado nas chamadas para participação em reunião científica e na de organização de eventos científicos

Pesquisador alagoano Vinícius Del Colle (no centro) entre alunas na China

Acervo pessoal

Tárcila Cabral

Apoiar os estudiosos no decorrer de suas jornadas acadêmicas. Esse tem sido o objetivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em seus programas. Os incentivos vêm se provando não somente relevantes, como indispensáveis, para garantir que pesquisadores como Vinícius Del Colle possam alcançar publicações e colaborações internacionais, além de trazer pesquisas de alto nível para o interior do Estado.

Publicando um trabalho em revista do grupo Nature, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), campus Arapiraca, revela que este foi um estudo feito em colaboração com a professora Thaíssa Lúcio, também da Ufal, e com a Universidade da China. Esta parceria já rendeu três artigos em revistas internacionais, sendo a última publicada em periódico científico do influente grupo editorial britânico.

“Desde 2019 mantenho colaboração com a equipe chinesa, já estive a convite deles, por três vezes, ministrando palestras e dando treinamento aos alunos da pós-graduação na área de eletrocatálise de pequenas moléculas orgânicas utilizando monocristais de Platina”, explicou o químico.

O intuito é desenvolver catalisadores com design mais inteligente e eficiente, principalmente no que diz respeito à obtenção de energia elétrica a partir de uma fonte proveniente da biomassa, como o etanol.

O pesquisador explica que, gradativamente, o mundo demanda por mais alternativas energéticas que não tragam danos ao meio ambiente, e o uso de fontes alternativas provenientes da biomassa podem contribuir à redução do uso de combustíveis fósseis. Nesse sentido, dispositivos conversores de energia química em elétrica, conhecido como células a combustível, figuram como promissores equipamentos para este fim, na qual usam etanol para produção de energia elétrica de forma limpa.

Para esse desenvolvimento, é necessário melhorar a eficiência do catalisador utilizado, normalmente à base de platina. O artigo publicado destaca, do ponto de vista fundamental, o comportamento do catalisador em regiões de potencial ainda não acessadas, e como isso impacta na eficiência do catalisador platina e outros materiais, que podem ser utilizados em veículos elétricos, unidades de energia estacionária e equipamentos eletrônicos.

“Graças ao apoio da Fapeal, por meio de editais de auxílio à pesquisa, está sendo possível desenvolver projetos em cooperação com outras instituições de pesquisas no Brasil e de outros países e, desta forma, projetando o nome de Alagoas no cenário científico com publicações de alto nível”, frisou o estudioso.

Projetos aprovados em editais da Fapeal

No entanto, esta não foi a única conquista do acadêmico: Del Colle também alcançou duas aprovações em editais da Fapeal que são: Auxílio à Participação em Reunião Científica (ARC) e Auxílio à Organização de Eventos Científicos (AORC). Isto contribuirá progressivamente para o intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores e a produção de novos trabalhos.

O encontro no qual o acadêmico teve trabalho aprovado é o XXIV Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica (SIBEE), o principal evento da área no país. Ele é realizado bienalmente desde 1978, sendo o fórum nacional mais relevante na discussão dos avanços e desafios da eletroquímica e eletroanalítica, mas igualmente substancial para a divulgação de resultados científicos e tecnológicos.

É necessário destacar que o SIBEE objetiva a qualidade e o rigor nas discussões dos trabalhos apresentados, buscando trazer cientistas nacionais e internacionais de reconhecidas competências para ministrar conferências e discutir ciência no mais alto nível. Por isso o estudioso complementa agradecendo a oportunidade de poder participar de uma reunião científica de peso e, após isso, organizar um evento local: “A Fapeal tem prestado um serviço valioso aos pesquisadores do estado por financiar a participação em eventos nacionais e internacionais. Sabemos o quão difícil é para muitos pesquisadores participarem de eventos, portanto, agradeço o apoio recebido ao participar deste simpósio. Estou certo de que esse apoio permitirá a troca de ideias e colaborações com outros grupos do país e favorecerá que os alunos da pós-graduação do campus Arapiraca continuem desenvolvendo pesquisas de relevância no cenário científico”, completou o acadêmico.

Já o evento contemplado na chamada AORC será o Simpósio Alagoano de Química, que está chegando a sua 6ª edição e ocorrerá no campus da Ufal Arapiraca. O tema deste encontro será Química, educação e seu envolvimento no processo sociocultural, para discutir como a formação de professores e a educação química podem preparar os estudantes para compreender e enfrentar desafios, estimulando assim seu pensamento crítico e refletindo de que modo sua formação pode viabilizar o atendimento às necessidades de diferentes grupos, levando em consideração o meio sociocultural no qual estão inseridos.

“Espera-se que o evento, assim como os promovidos anteriormente, alcance a sua finalidade primária, que é de disseminar conhecimentos e ações que tragam melhorias para a sociedade alagoana, sobretudo, para o segmento de ensino que constantemente sofre transformações no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem”, observa Del Colle.