03/08/2023 08:46 | Segurança

Proerd promove formatura para 87 alunos do Pelotão Mirim em Arapiraca

Programa da SSP visa erradicação das drogas através da prevenção e conscientização

Formatura dos alunos do Pelotão Mirim, que é desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, em Arapiraca

Roberison Xavier / Ascom SSP

Prevenir o uso das drogas através da educação. Este é o principal objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e que tem atuado constantemente em instituições de ensino de Alagoas levando atividades de conscientização.

Através de palestras lúdicas, a equipe busca, além de instruir sobre os malefícios das drogas, fazer com que as crianças sejam pessoas melhores, sociáveis e responsáveis, buscando o incentivo à leitura, respeito aos pais e à vida. Foi o que ocorreu com os alunos do Pelotão Mirim, que é desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

A conclusão das instruções para os estudantes oriundos dos municípios de Arapiraca, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas foi feita durante uma formatura realizada no Planetário de Arapiraca. A cerimônia ocorreu na terça-feira (1º) e contou com a presença da gerente do Proerd, coronel Valdenize Ferreira; e do comandante do Policiamento do Interior, coronel Wilson da Silva.

De acordo com a coronel Valdenize, a formatura encerra um ciclo de aprendizado que promove a cultura de paz em diversas famílias. “É a conclusão de um trabalho, que forma multiplicadores da ação preventiva. As crianças são o futuro do amanhã e com essa capacitação, eles tomam conhecimento dos malefícios que as drogas trazem não só para a vida pessoal, mas também para as relações sociais como um todo”, afirmou a oficial, que também enalteceu a ação social desenvolvida pelo projeto da Polícia Militar.

“O Pelotão Mirim tem realizado um trabalho pioneiro no Nordeste e é destinado ao atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social. O projeto tem tornado centenas de crianças em pessoas conscientes de seus direitos e deveres”, concluiu ela.

Durante a solenidade, que foi acompanhada por familiares e amigos dos alunos, policiais militares veteranos também foram contemplados com certificados de reconhecimento pelos serviços prestados à população alagoana.

O evento também contou com a presença do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Luciano Felizardo; e o prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira; além de oficiais e praças da PM.