14/07/2023 12:23 | SegurançaDireitos Humanos

Proerd participa de comemoração pelos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Durante evento, organizado pela OAB-AL, programa da SSP foi elogiado por diretor de escola de Maceió

Trabalho desenvolvido pelo Proerd nas escolas públicas e privadas de Alagoas foi destaque no evento

Ascom / SSP

Roberison Xavier / Ascom SSP

Policiais militares que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) marcaram presença nas comemorações pelos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovidas pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB-AL).

Durante o evento, que aconteceu nessa quinta-feira (13), no auditório da OAB-AL, em Maceió, foram ministradas palestras sobre a temática da importância da proteção aos direitos das crianças e adolescentes. De acordo com a capitã Beatriz Argolo, as discussões também reforçaram a participação desse público na sociedade. “As palestras serviram também para dar voz às crianças e adolescentes, para que sejam mais participativos em oportunidades que envolvam assuntos relacionados a eles. Que se sintam ainda mais encorajados diante dos desafios do dia a dia”, afirmou a oficial.

Na cerimônia, o trabalho desenvolvido pelo Proerd nas escolas públicas e privadas de Alagoas também foi destaque. O diretor do colégio Marista e integrante da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-AL, Dener Souza, agradeceu e parabenizou aos policiais militares proerdianos. “Vocês desenvolvem uma ação preventiva de suma importância em prol da educação, do combate à violência e às diversas drogas. Ajudam na compreensão do mal que o crime faz na vida dos estudantes”, disse ele.

Proerd

O Programa, criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, cada vez mais vem se espalhando por todo o mundo com o objetivo de prevenir o uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas escolas. Consiste na realização de atividades interativas, projetadas para estimular os estudantes a resolverem tais problemas que são uma realidade em suas vidas.

Em Alagoas, o Proerd foi implantado pela Polícia Militar, em 1998, e atualmente integra a Secretaria da Segurança Pública. Durante 17 semanas, ao longo de um semestre letivo, os instrutores do Proerd – que são policiais militares –, auxiliados por uma cartilha, contam com a participação dos professores, que atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aulas, além dos pais, que levam os ensinamentos para o restante da família.

As lições tem por objetivo o desenvolvimento da autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. Ao concluir a aplicação do Programa, há uma solenidade de formatura, na qual a criança receberá um certificado, com a participação dos pais, professores e representantes da comunidade.

Vários municípios já foram atendidos pelo Proerd, como Maceió, Maragogi, Arapiraca, Colônia Leopoldina, Penedo e Santana do Ipanema.