22/04/2022 14:47 | Agricultura

Produtores do Alagoas Maior participam de experiências de turismo rural em Goiás

Ação promovida pela Sedetur, em parceria com o Sebrae, aconteceu em Hidrolândia-GO

Ascom/Sedetur

Isabella Padilha

Os integrantes do grupo produtivo Coopcam, de Palmeira dos Índios, apoiados pelo programa Alagoas Maior, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), participaram de visitas técnicas para experimentar práticas e experiências de sucesso oferecidas pela Vinícola Jabuticabal, em Hidrolândia-GO.

A ação, realizada pela Sedetur em parceria com o Sebrae/AL, teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos produtores da Coopcam sobre os processos produtivos da Vinícola, proporcionando aos produtores de jabuticaba do Agreste alagoano a oportunidade de reconhecer as peculiaridades da atividade produtiva, identificar as principais potencialidades, limitações e desafios futuros do negócio, além de analisar problemas em sistemas e processos de gestão e de produção.

“Essa missão foi muito importante porque aqui, no período de setembro a outubro, tem a produção e comercialização da jabuticaba, mas eles também vendem uma atividade para o turista que vai diretamente colher o fruto, conhecer a vinícola, provar o vinho, que vai almoçar, e ter uma vivência junto com a população local. Aqui, eles chegam a receber até 5 mil visitantes por final de semana. Trouxemos a Coopcam aqui para eles conhecerem os métodos e as atividades que são desenvolvidas e aplicarem em Alagoas. Indo da produção da jabuticaba, mas também dando a possibilidade de usar isso como um atrativo turístico para a região”, destaca o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial, Alay Correia.

Os produtores do Agreste visitaram a vinícola e tiveram acesso aos processos de produção de geleias, sorvetes, picolé e jabuticabas, além das atividades de turismo rural desenvolvidas em Hidrolândia.

Além dos produtores da Coopcam e dos gestores do Alagoas Maior, participaram da programação o Sebrae Alagoas, a Embrapa/GO, a Emater/GO, o Ifal/GO e a secretaria de Turismo de Hidrolândia.