29/11/2022 12:16 | Serviços

Procon-AL registra aumento de reclamações contra empresas de viagens aéreas

Média de 118 citações contra empresas desse setor até novembro de 2022

Diana Justino / Ascom Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) tem registrado um aumento considerável no número de abertura de reclamações contra empresas de viagens. De acordo com os dados do Instituto, no primeiro semestre de 2022 foram abertas126 reclamações, já no segundo semestre, até o mês de novembro, foram registrados 137 processos. As empresas de viagens aéreas apresentam predominância nessa estatística.

O verão, estação mais esperada do ano, é responsável pela alta demanda de voos, pacotes de viagem e hospedagens. Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP) o setor de Turismo nacional teve um faturamento semestral de R$ 94 bilhões, 33% maior do que o registrado no mesmo período de 2021. As empresas de transporte aéreo representam o maior faturamento no período, com quase um terço do creditado em todo o setor.

A insatisfação registrada pelos consumidores se refere à escassez de informações por parte das reclamadas, remarcação solicitada e não realizada, e principalmente reembolsos não efetivados.

Caso o cliente não consiga falar com a empresa contratada nos canais oferecidos, o Procon-AL orienta que o mesmo procure a Anac no aeroporto, acesse o site Consumidor.gov ou se dirija ao próprio Instituto.

É importante que o consumidor atente às tarifas incluídas nos pacotes adquiridos e tente entender a diferença entre elas. Também é fundamental ter o comprovante de compra do serviço sempre em mãos.

O Procon-AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao 151, mensagens ao WhatsApp (82) 98876-8297 e presencialmente, mediante agendamento, pelo site agendamento.seplag.al.gov.br.