04/05/2023 18:00 | Saúde

Primeiros Socorros: Samu capacita profissionais que atuam com crianças em Penedo

Ação ocorreu nesta quarta-feira e contemplou 40 técnicos do programa Cria e do projeto Criança Feliz


Após explicações, técnicos tiveram aula prática para demonstrarem que aprenderam os procedimentos

Arnaldo Santtos


Arnaldo Santtos

A central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) realizou, nesta quarta-feira (3), um curso de Primeiros Socorros para técnicos do município de Penedo, que lidam com crianças e adolescentes do projeto Criança Feliz e do programa Criança Alagoana (Cria). A capacitação contemplou 40 profissionais e ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Penedo, no Centro da cidade banhada pelo Rio São Francisco.

 

O objetivo da iniciativa foi oferecer aos funcionários que atuam nessas instituições o conhecimento necessário para que possam realizar, adequadamente, os primeiros socorros, podendo ajudar na redução de possíveis sequelas neurológicas e físicas em casos de acidentes. O evento faz parte do Projeto Nacional Lei Lucas (Lei 13.722/2018), uma referência ao pequeno Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu engasgado durante uma excursão escolar no interior de São Paulo.

 

O Samu tem realizado capacitações periódicas em creches do Cria e outras instituições que lidam com crianças e adolescentes em todo o Estado.

 

Médico do Samu Jordiran Santos orienta como realizar os primeiros socorros em bebê engasgado


Além de aulas teóricas, os participantes tiveram também aulas práticas sobre diversos temas, dentre eles, controle de sangramentos e curativos simples de urgência, queimaduras, convulsões e quedas da própria altura. A capacitação também abordou como devem ser realizados os primeiros socorros em crianças acometidas por engasgos, choques elétricos, bem como, os conceitos fundamentais de ressuscitação cardiopulmonar em bebês e crianças.

 

Segundo o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Silva, a capacitação é extremamente importante para que se possam reduzir os índices de acidentes com crianças e adolescentes. "Os socorristas do Samu estão sempre à disposição da comunidade para realizar o curso de Primeiros Socorros e contribuir, efetivamente, para que as crianças e adolescentes sejam tratados com dignidade", salientou.

 

Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, a capacitação de profissionais que lidam com crianças e adolescentes é fundamental, porque os índices de acidentes, principalmente em crianças da primeira infância, são muitos recorrentes. "Esses acidentes, geralmente, ocorrem em casa e também nas escolas e creches. Daí a importância dos funcionários saberem realizar os primeiros socorros para atendê-los adequadamente", destacou.  

 

"Prepará-los para possíveis situações em que eles precisem realizar procedimentos de primeiros socorros é fundamental",, complementou a secretária de Saúde do município de Penedo, Waninna Pryscilla Mendonça.