08/03/2023 18:00 | Saúde

Primeiro Ambulatório de Endometriose da rede pública de saúde passa a funcionar no Hospital da Mulher

Ação amplia a oferta de atendimento na unidade hospitalar referência no atendimento à mulher


Ambulatório Alagoano de Endometriose vai funcionar no Hospital da Mulher

Olival Santos / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, passou a contar com o primeiro Ambulatório de Endometriose da rede pública de saúde de Alagoas. O serviço foi inaugurado nesta quarta-feira (8), pelo governador Paulo Dantas e pelo secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, dentro das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.



 

As pacientes do Ambulatório Alagoano de Endometriose contarão com atendimento multiprofissional formado por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. O acesso ao serviço se dará pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que irão realizar o agendamento por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). Os atendimentos acontecerão uma vez por semana, com capacidade para realizar assistência a 24 pacientes por dia, totalizando 96 por mês.

 

O governador Paulo Dantas ressaltou a importância do atendimento às mulheres que sofrem de endometriose por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Ambulatório Alagoano de Endometriose é de suma importância para as mulheres alagoanas. Nós sabemos que existe dificuldade no acesso ao tratamento da endometriose no âmbito do SUS [Sistema Único de Saúde] e, por isso, a grande importância do serviço, que vai favorecer e otimizar o diagnóstico da doença. Com ele, poderemos agora acelerar a fila de atendimento e promover o diagnóstico precoce, bem como, o tratamento”, ressaltou.

 

De acordo com a enfermeira do Ambulatório Alagoano de Endometriose, Ana Clara Olegário, a doença afeta o tecido de revestimento interno do útero, chamado de endométrio, que se implanta e cresce em outros órgãos, como ovários, trompas, bexiga e intestinos. “Hoje, em Alagoas, não temos nenhum tipo de referência para o tratamento da doença, só os serviços particulares. Então, a população desfavorecida de um plano de saúde ou de uma situação financeira que possa pagar um especialista fica desassistida. Por isso, ofertar esse serviço pelo SUS é fundamental”, esclareceu.



 

A enfermeira orienta que as mulheres devem ficar alerta aos sinais da doença. “A endometriose causa sintomas como cólicas intensas durante o período menstrual, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, alterações intestinais e urinárias na fase da menstruação, além de infertilidade. Por isso é de extrema importância a realização dos exames preventivos anuais, pois essas dores fortes não devem ignoradas”, recomendou.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a que as alagoanas acometidas pela endometriose contarão com atendimento e tratamento completo no Hospital da Mulher. “A endometriose é difícil de manejar e o acompanhamento médico é fundamental, visando minimizar os impactos da doença. Por isso, estamos disponibilizando mais este serviço à população alagoana, e a data de inauguração – 8 de marõ - não poderia ter sido mais propicia, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher”, enfatizou o gestor da saúde estadual, ao parabenizar a todas as servidoras da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).