10/01/2024 16:46 | Segurança

Primeira turma da Operação Lei Seca conclui curso de agentes de trânsito

Capacitação, promovida pela Polícia Militar formou 25 agentes


Alunos da primeira turma do curso de agentes de trânsito

Leandro Santos/Ascom Detran


Kamylla Lima / Ascom Detran

A primeira turma de agentes civis da Operação Lei Seca concluiu o curso de agente de trânsito. A capacitação, promovida pela Polícia Militar do Estado de Alagoas (PM/AL), teve a solenidade de encerramento nesta quarta-feira (10), no auditório do Detran, no bairro Cidade Universitária.



A capacitação, que teve início em setembro, formou 94 alunos, 25 eram agentes da Lei Seca. A iniciativa foi para que os servidores ampliassem os conhecimentos técnicos, para oferecer à sociedade profissionais ainda mais preparados para desenvolver o trabalho cotidiano de levar segurança para vias e rodovias no estado. O curso teve duração de 200 horas/aula, com base nas diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Para Claudio Costa Filho, diretor-adjunto do Detran, a formação da primeira turma representa o investimento da gestão profissionalização do servidor. “Em 12 anos da Operação Lei Seca em Alagoas, estamos vivendo um momento inédito, esse curso era um desejo antigo dos servidores. Temos investido muito, com aquisição de novos equipamentos e na valorização dos agentes. Todo esse esforço vem para fortalecer ainda mais a Lei Seca. Por isso, a expectativa é que formemos mais duas turmas, contemplando assim todo o efetivo”, explicou.


O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Neyvaldo Amorim, disse que a parceria da PM/AL com o Detran é importante para os dois órgãos, pois beneficia a sociedade e os servidores das duas instituições. “Vamos melhorar a qualidade da prestação de serviço, já que agora temos um grupo devidamente capacitado e habilitado. O curso durou aproximadamente dois meses, pautado na teoria e na parte prática. Nossa legislação é muito dinâmica, então é imprescindível estar sempre atualizando o profissional sobre as novidades das resoluções envolvendo o trânsito”, destacou.


Entre os temas abordados durante o curso estavam noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, prática operacional, operação e fiscalização de trânsito. De acordo com o agente da Lei Seca, Luciano Mateus Santos, a capacitação oferece uma atualização de forma específica dentro da área. “A gente já vinha trabalhando como agente de trânsito há algum tempo, mas com formação específica de autoridade de trânsito, é um momento único e exclusivo. É uma alegria concretizar todo o ciclo do curso de agente de trânsito”, comemorou.


A turma leva o nome do tenente-coronel PM/AL Marcelo Amâncio, que participou da aula inaugural do curso como palestrante e estava designado como um dos instrutores, porém ele faleceu em 15 de setembro. Hoje, a família dele foi ao evento de encerramento da capacitação e recebeu uma homenagem.