17/04/2023 17:42 | Primeira Infância

Primeira Infância lança campanha do Dia Nacional do Livro Infantil nas redes sociais nesta terça (18)

Secria elaborou uma ação inédita a fim de proporcionar uma escuta da criançada

O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, homenageia o nascimento de Monteiro Lobato

Ascom Secria

Fabiana Silva Barros / Cria

Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nesta terça-feira (18), a Secretaria da Primeira Infância (Secria) vai lançar uma campanha nas redes sociais do órgão @secriaalgoas, onde crianças de até 5 anos de idade irão opinar sobre livros e também irão falar como gostam das contações de histórias e qual a forma mais agradável de ouvi-las. Nessa ação inédita, que segue até a próxima sexta-feira (21), a criançada terá o papel de “influenciador literário mirim”, pois ajudarão os adultos a enxergar a melhor maneira de contar uma história para os pequenos.

Segundo a assessora especial da Secria, Jadina Inácio, que também é pedagoga, a data é uma oportunidade para promover uma reflexão sobre a literatura infantil. “Não é uma data comemorativa; é uma data para refletir e instigar. Precisamos colocar o bebê e a criança no lugar do leitor para que possam apreciar. A criança precisa ser oportunizada a esse ato de democratizar a leitura. Isso tudo respeitando o universo dela”, afirmou.

Ainda de acordo com a pedagoga, a sociedade como um todo ainda está distante da formação de mais leitores, principalmente com a exposição excessiva de crianças aos equipamentos eletrônicos. Jardina Inácio disse que o reflexo desse prejuízo pode ser visto no aprendizado. “Até os três anos de idade, a criança precisa ser exposta a essas vivências de contação de história para que o desenvolvimento aconteça com qualidade. Por isso, a proposta é de resgate da leitura, do ouvir história, folhear livros físicos, compreender a ilustração. Tudo isso só acontece numa roda de leitura”, comentou.

Campanha

A Gerência de Educação da Secria pensou em várias possibilidades até chegar à versão final da campanha. Depois de formatar a metodologia da ação voltada ao Dia Nacional do Livro Infantil, foram solicitados vídeos de depoimentos de crianças dos municípios alagoanos de Santana do Ipanema, Batalha, União dos Palmares, Pilar e São Luiz do Quitunde, que representam as microrregiões de Alagoas, e onde já funcionam as Creches Cria.

Todos os vídeos enviados pelos profissionais de Comunicação das prefeituras municipais foram avaliados e selecionados pela Secria. O desfecho da campanha se dará com a análise de um autor (a) alagoano (a). E o nome da ação será revelado apenas quando a postagem for ao ar, dando conta da iniciativa da campanha.

Homenagem

O Dia Nacional do Livro Infantil, criado pela Lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002, foi escolhido para ser celebrado em 18 de abril para homenagear o nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira.

Monteiro Lobato não escreveu apenas para o público infantil. Ele também tem obras literárias voltadas para adultos e está inserida no pré-modernismo, período literário que compreende os anos de 1902 a 1922. A projeção nacional de Monteiro Lobato veio com a literatura infantil, principalmente, quando a série Sítio do Picapau Amarelo foi adaptada para a televisão, após a sua morte.