29/03/2023 18:53 | Turismo

Press trip de Alagoas é 1ª iniciativa 100% carbono neutro promovida pela Embratur

Ação, realizada também pela Setur com o apoio do Sebrae, trouxe cinco jornalistas portugueses para conhecer as belezas e atrativos do estado; agenda termina nesta quarta-feira (29)

Thiago Sampaio / Ascom Setur

Rafael Mello e Thiago Tarelli / Ascom Setur

Os cinco jornalistas portugueses que passaram os últimos sete dias conhecendo os principais atrativos turísticos de Alagoas voltam nesta quarta-feira (29) para Lisboa. Eles levam fotografias e vídeos, memórias de experiências incríveis. Deixam somente novas amizades e saudade. Todo carbono emitido decorrentes das atividades da press trip será completamente compensado, numa política carbono neutro liderada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que realizou a press trip em parceria com o Sebrae e Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur).

“Ações de neutralização de carbono das atividades do turismo são um caminho que o mundo desenvolvido já está trilhando. Inauguramos com essa viagem dos jornalistas portugueses essa política de compensação do carbono da Embratur. É parte do nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, e deixa uma mensagem muito clara para estes jornalistas do caminho que estamos trilhando, para onde queremos chegar”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

À frente da Setur, a secretária Bárbara Braga ressaltou a importância da ação para a promoção do destino no mercado europeu e, em especial, reconhece a pauta da sustentabilidade como grande tônica do turismo não só no país, mas no mundo.

“O press trip foi um sucesso e estamos muito felizes com mais essa ação e a parceria inédita com a Embratur, que chega como  importante aliada para fortalecer a divulgação internacional do nosso setor e também como grande precursor no debate do turismo sustentável no Brasil. Para além da promoção assertiva do nosso destino em um dos mercados emissores mais estratégicos para Alagoas atualmente, que é Portugal, nosso estado é palco e dá a visibilidade merecida para uma temática indiscutivelmente relevante hoje que é a preservação do meio ambiente, o olhar consciente para o consumo das nossas belezas naturais e dos produtos turísticos”, comemora a secretária.

Roteiro completo

Depois de explorar os destinos e produtos turísticos do Litoral Norte, Sul e do Sertão de Alagoas, a press trip terminou nesta quarta-feira (29) com passeios pela Palatéia, na Barra de São Miguel, e na capital alagoana.

“A minha experiência em Alagoas foi muito enriquecedora. Eu não sabia muito bem o que iria encontrar e fiquei muito impressionada e agradecida pelas pessoas serem tão carinhosas. Para mim os momentos que mais me marcaram foram no Sertão, porque conhecemos pessoas que nos mostraram a sua arte e fiquei muito sensibilizada com o trabalho deles, em especial os artesãos da Ilha do Ferro. Vamos levar de volta a Portugal muitas histórias para contar, dos lugares e das pessoas em especial”, Leonor Riso, uma dos cinco jornalistas convidados para press trip em Alagoas.

Os profissionais portugueses irão produzir conteúdo sobre a viagem dando detalhes dos produtos turísticos alagoanos, abrangendo destinos, hotelaria, gastronomia, artesanato, cultura e história de Alagoas. Com a curadoria da Embratur, o grupo de comunicadores é formado por Ivete Carneiro, do Jornal Volta Ao Mundo; Mara Gonçalves, do Público; Leonor Riso, do Sábado; João Valadares, da revista MAGG e Sônia Calheiros, da Visão, todos relevantes veículos de comunicação de Portugal.

Em um roteiro de sete dias, a viagem contemplou atrativos e produtos turísticos do Litoral ao Sertão, incluindo as cidades de Maceió, Marechal Deodoro, Porto de Pedras, Olho D'Água do Casado, Piranhas, Barra de São Miguel e Pão de Açúcar, além de visitas a rede hoteleira e ateliês de importantes mestre do artesanato e da arte popular.

Para o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, a visita da comitiva portuguesa foi uma oportunidade para testar a oferta turística do Estado, do ponto de vista internacional. “Os jornalistas que nos visitaram puderam conhecer os destinos e empreendimentos apoiados pelo Sebrae que estão inseridos nessa trajetória de reposicionamento do turismo, que abrange a qualificação mão-de-obra, equipamentos e serviços, sempre com ênfase na valorização da nossa cultura, história e gastronomia. Mostramos que Alagoas é muito mais que sol e praia, temos destinos além da capital e litoral e uma qualidade de experiência genuína que pode encantar turistas do mundo inteiro. Essa foi uma demonstração de que estamos prontos e de braços abertos para ampliar mercados com Portugal e a Europa", comentou o superintendente.

Neutralização do carbono

O cálculo da pegada de carbono, que estima todas as emissões referentes às atividades da press trip, levou em consideração o voo entre Lisboa e Maceió, ida e volta, o passeio de helicóptero e o deslocamento terrestre. Também estimou a emissão de carbono no consumo energético com ar condicionado, alimentação e demais atividades realizadas na viagem. As equipes da Embratur e Setur que acompanharam o evento também tiveram a pegada de carbono considerada no cálculo. No total, o resultado foi a emissão de cerca de 12 toneladas de CO².

A Embratur comprou através da empresa Carbonext 12 créditos de carbono (cada crédito corresponde a uma tonelada de CO²). Em troca, a empresa evitará que seja lançada na atmosfera a quantidade equivalente de metano no processo de decomposição do lixo do Aterro São João, em São Paulo. A Carbonext captura parte do lixo do aterro em sua usina, que gera eletricidade ao queimá-lo.