06/09/2023 17:56 | Tecnologia e InovaçãoEducação

Presidente da Fapeal discute prioridades regionais em evento com pró-reitores de todo o Nordeste

O professor Fábio Guedes foi um dos palestrantes no Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, realizado em Maceió

Palestras versaram sobre o tema “Ações Estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa científica da região Nordeste”

João Monteiro / Ascom Fapeal

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), professor Fábio Guedes, foi um dos palestrantes na mesa redonda que encerrou o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Foprop), da Regional Nordeste, ocorrida nesta quarta-feira (06), no Centro de Inovações de Jaraguá (CIPT).

Ele dividiu o momento com o diretor científico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Olival Freire, e com o assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Edward Madureira.

As palestras versaram sobre o tema “Ações Estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa científica da região Nordeste”. Os dois convidados apresentaram as principais atividades de suas agências, que são ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, especialmente no quesito financiamento relacionado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O professor Fábio Guedes falou na condição de coordenador da Câmara Temática de Ciência e Fomento ao Conhecimento do Consórcio Nordeste de Governadores. Sua fala teve como foco principal a realização, ainda em 2023, das conferências estaduais de preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, uma importante ocasião que irá rediscutir os rumos da CT&I no Brasil.

O gestor declarou que a tendência é que os estados comecem a financiar temas que são muito importantes para as suas realidades, e que o Consórcio está contando que haja efetiva participação da instituições públicas e privadas, sejam federais, municipais ou estaduais, de todo o Nordeste, para contribuir na construção dessa agenda nacional.

“Peço encarecidamente para todos que a gente possa participar ativamente das conferências estaduais em seus respectivos estados, para que a gente possa dar novamente uma demonstração de força regional como nós demos no combate à pandemia, agora numa agenda de construção para a área de CT&I, da região e do país”, declarou Fábio Guedes.

As atividades do Foprop se iniciaram na segunda (4), sob o tema geral “A perspectiva da pós-graduação no Brasil”. Através da Fapeal, o Governo de Alagoas apoiou a realização do evento, que foi recepcionado pela Universidade Federal (Ufal).

Articulação

Ainda sobre o papel de Alagoas na articulação nacional para as políticas de ciência e educação, é importante frisar que o professor Fábio Guedes é o atual secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento, a ICTP.br; o secretário de CT&I do estado, Silvio Bulhões, ocupa, atualmente, a presidência do Conselho Nacional dos Secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), e o reitor da Universidade Estadual de Alagoas, professor Odilon Máximo, é presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Os dois últimos possuem assento no Conselho Nacional Ciência e Tecnologia (CCT), presidido pelo chefe do executivo federal.