17/03/2023 18:05 | Cultura

ESPECIAL MUSEU DO PALÁCIO

Prédio secular mistura vivências do passado e do presente

Salão de Despachos do antigo Palácio Floriano Peixoto continua sendo utilizado para eventos oficiais do governo


Marco Antônio / Agência Alagoas


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Um dos pontos que chamam mais a atenção de quem visita o Museu é o Salão Nobre,  localizado no primeiro andar do prédio. Com altos relevos e móveis em estilo Luís XV, o salão mostra a opulência da decoração da época. Em uma de suas alas, esculturas em louça portuguesa representam a justiça, a lavoura, o comércio e a história. Do salão nobre é possível acessar a varanda do palácio e ter uma visão deslumbrante da Praça Floriano Peixoto - no momento em reforma - e da Igreja Nosso Senhor dos Martírios, além dos jardins do antigo Palácio.


No hall de entrada do MUPA, uma descrição publicada na época da inauguração do prédio, pelo antigo jornal A Tribuna, do Partido Republicano, diz que “a fachada do Palácio Floriano Peixoto é de ordem toscana, modificada com dois pórticos, um inferior e outro superior que formam o terraço. Da entrada ao vestíbulo uma escadaria de granito de cinco degraus que serve de base aos pórticos da fachada, ao lado das quais sobressaem dois corpos colaterais da mesma ordem, trabalho esmerado em pedra de talha, imitando cantaria, formando o embasamento da obra, com quatro janelas em estilo dórico”.




Na escadaria do Museu Palácio, vê-se, ao fundo, o busto do 2º presidente do Brasil, Floriano Peixoto. Através do Decreto Estadual nº 417, de 17 de outubro de 1947, assinado pelo governador Silvestre Péricles de Góes Monteiro, o edifício oficial, residência e palácio do governo, passou a denominar-se de "Palácio Marechal Floriano Peixoto".  Ao longo do prédio também são encontrados os bustos do presidente Getúlio Vargas e dos intelectuais alagoanos Aurélio Buarque de Hollanda e Lêdo Ivo.


O Salão de Despachos do antigo Palácio Floriano Peixoto continua sendo utilizado para eventos oficiais do governo, a exemplo da recente posse do governador Paulo Dantas, em seu segundo mandato. Nele encontra-se a Galeria dos Governadores de Alagoas desde a gestão de Pedro Paulino da Fonseca (1880-1890). Recentemente foram instaladas as fotos dos mais atuais, Renan Filho e Paulo Dantas. Acima da imponente mesa de reuniões está a obra do pintor Pierre Chalita denominada Emancipação Política de Alagoas.



O MUPA é administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Solidária (Secult/AL), em parceria com o Gabinete Civil, responsável pela manutenção da Residência Oficial que ocupa parte do primeiro andar do palácio e ainda é utilizada pelo governador para realização de eventos oficiais, como almoço e jantares com autoridades.