23/05/2023 18:00 | Agricultura

Prazo para vacinação contra aftosa encerra dia 31 de maio

A meta é vacinar 100% do rebanho do estado que corresponde a mais de 1,3 milhão de animais


Em Alagoas, todo o rebanho de bovídeos deverá ser vacinado contra a doença

Dorgival Junior / Ascom Adeal


Dorgival Junior / Ascom Adeal

Iniciado no dia 1º de maio, o prazo para o criador vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa será encerrado, na próxima quarta-feira, dia 31, não havendo prorrogação.  

Nesta primeira etapa da campanha de vacinação, a meta é vacinar 100% do rebanho do estado, que corresponde a mais de 1,3 milhão de animais de todas as idades. 


Declaração 

A Adeal informa ainda que o prazo para que o criador faça a declaração on-line (para aqueles já cadastrados no sistema) e ou presencial (nos escritórios da agência de defesa existente em todo o estado), encerra no dia 15 de junho.


A Adeal alerta ainda que o criador que não vacinar o rebanho estará impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Também ficará impossibilitado de circular e comercializar os animais, e estará sujeito a penalidades previstas na lei, a exemplo do pagamento de multa.


De acordo com o órgão de defesa agropecuária, no caso da não vacinação, o valor da multa a ser pago corresponde a dez Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL) e da não declaração a 30 UPFAL.