06/10/2023 18:53 | Saúde

Prática de atividade física ajuda evitar problemas cardíacos, orienta profissional de educação física da Sesau

Exercícios contribuem para fortalecimento do coração e melhora da circulação sanguínea


Educador físico Ewerton Carnaúba diz que além de ajudar no bem estar emocional e na estética corporal, os exercícios físicos previnem as doenças do coração

Carla Cleto/ Sesau


Ruana Padilha/ Sesau

A prática regular de exercícios físicos envolve muito mais do que estética. Uma rotina saudável ajuda a melhorar a saúde cardíaca e auxilia na prevenção e no controle de doenças. É o que orienta o educador físico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau),  Ewerton Carnaúba. Segundo ele, além de garantir bem estar e esteticamente ajudar a manter o corpo em forma, a prática de exercícios físicos evita problemas cardiovasculares. O profissional de educação física enfatiza que os exercícios auxiliam no fortalecimento do músculo cardíaco, melhorando a circulação sanguínea, controlando a pressão arterial e reduzindo os níveis de colesterol.


“Adotar um estilo de vida mais saudável e ativo é fundamental para manter o coração saudável e minimizar os riscos de complicações cardiovasculares. Praticar atividades físicas de forma regular auxilia na regulação da pressão arterial, diminuindo a sobrecarga sobre as artérias, diminuindo o risco de hipertensão”, explicou o educador físico.


O educador físico orienta que os exercícios físicos que mais beneficiam quem já foi diagnosticado com doença cardiovascular são os exercícios aeróbicos.  “A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as pessoas realizem cerca de 150 minutos de exercícios por semana, observando os níveis de intensidade. Uma pessoa que esteja iniciando a prática de atividade física deve realizar treinos mais leves e ir evoluindo ao moderada e, consequentemente, ao longo do tempo, ao avançado”.


Carnaúba ressalta que o ideal é consultar um médico antes de inserir a atividade física na rotina. “Toda e qualquer atividade física é importante para reduzir o risco de várias doenças, por isso, buscar acompanhamento profissional e reservar um horário para a prática de exercícios é fundamental. Precisamos lembrar sempre que todas as pessoas, antes de iniciar uma rotina de exercício físico, necessitam passar por uma avaliação médica e está sempre acompanhado de um profissional de educação física”, finalizou.