15/09/2023 14:26 | Planejamento e Gestão

PPA: Secretaria de Planejamento finaliza relatório que vai traçar os passos do Governo nos próximos quatro anos

Principal mecanismo de planejamento governamental, o Plano Plurianual foi construído com a participação da população de Alagoas

PPA segue para a análise do governador Paulo Dantas, que irá encaminhá-lo para da Assembleia Legislativa

Carolina Tenório / Ascom Seplag

Larissa Costa / Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) finalizou, nesta quinta-feira (14), o relatório do Plano Plurianual (PPA). O documento é o principal mecanismo que traça as ações do governo em um período de quatro anos. O PPA segue agora para a análise do governador Paulo Dantas, que irá encaminhá-lo para apreciação e aprovação da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

“Trata-se de um material robusto e abrangente. Sem dúvida, este documento irá contribuir de maneira significativa para o governador, na formulação das políticas públicas mais eficazes, em prol da população alagoana”, destacou o secretário de Planejamento, Gabriel Albino.

A construção do plano teve início em abril deste ano, quando o Governo de Alagoas, por meio da Seplag, realizou ações de escuta popular para a elaboração do documento. Foram percorridas as nove regiões administrativas do estado, com fóruns regionais, e realizadas sete oficinas temáticas com assuntos específicos de discussão para captar as demandas da sociedade.

Integram as regiões administrativas, conhecidas também como municípios pólos, as seguintes localidades: União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Maragogi. A cidade de Porto Calvo também sediou o fórum. Já as oficinas temáticas permitiram a análise e o debate sobre assuntos como gênero, raça, juventudes, sociedade digital, cooperativismo, economia solidária, saúde, educação e segurança pública.

Além dos fóruns regionais e das oficinas, a Seplag desenvolveu a plataforma PPA Online. Nela, a população também pôde participar da construção do plano ao escrever o problema ou sugestão de melhorias. A partir da escuta popular, as secretarias e órgãos do estado foram ouvidos para traçar as melhores estratégias que darão as diretrizes governamentais.

Para o superintendente de Planejamento e Políticas Públicas do Estado, Genildo Silva, responsável pela pasta que construiu o PPA, o governo, desde o início, entendeu que a participação social é o caminho mais produtivo na construção de uma nova Alagoas.

“A estratégia atual expressa um planejamento que é fruto do esforço coletivo. Tenho certeza que este documento expressa o desejo dos alagoanos que almejam melhores condições de vida, sejam em aspecto social ou econômico”, afirmou.