31/01/2024 14:21 | SaúdeUtilidade Pública

Posto do Hemoal localizado no Hospital Veredas suspende atendimento em fevereiro

Voluntários para doação de sangue devem procurar as unidades situadas no bairro Trapiche ou Via Expressa


Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter idade mínima de 16 anos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Posto de Coleta do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) localizado no Hospital Veredas, em Maceió, vai suspender o atendimento durante o mês de fevereiro. Os voluntários para doação de sangue devem procurar as unidades situadas no bairro Trapiche ou Via Expressa.  

 

Em Maceió, é possível doar sangue no Posto de Coleta do Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), de segunda a sexta, das 7h às 18h, bem como aos sábados, das 7h30 às 17h. Caso prefira, o voluntário pode comparecer ao Posto da Via Expressa, localizado ao lado do Hospital do Coração Alagoano prof. Adib Jatene, de segunda a sexta, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h.

 

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter idade mínima de 16 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. O Ministério da Saúde (MS) exige ainda que o candidato esteja usando máscara e não pode estar gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias, após cessarem os sintomas.

 

No caso do candidato que tenha colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um ano após o procedimento. O voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, fica impedido, permanentemente, de se candidatar à doação.

 

No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando, além de ser necessário respeitar um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Quanto aos homens, de acordo com portaria do Ministério da Saúde (MS), o intervalo é de apenas dois meses para voltar a doar sangue.