11/03/2022 18:06 | Educação

Pós-graduação em docência para a Educação Profissional e Tecnologia tem inscrições prorrogadas até domingo (13)

Thiago Ataíde

Texto de Rodrigo Silva, sob supervisão

As inscrições para curso que oferta vagas de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), foram prorrogadas até o dia 13 de março, oferecido na modalidade a distância, em nível de Especialização. O curso está sendo ofertado no âmbito do programa Novos Caminhos, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc),  o SETEC/MEC, o Instituto Federal do Espírito Santo e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Os interessados em participar do processo seletivo, podem se inscrever por meio da internet, através do site: https://ept-ifes.selecao.net.br/. Ao todo, estão sendo ofertadas 6.300 vagas para todo o Brasil. Em Alagoas, estão sendo destinadas 200 vagas com reserva de 25% das vagas para candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI), e 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PcD).

Módulos

O curso de especialização, vai abordar diversos temas, como tecnologias educacionais, didática profissional e tecnológica, práticas exclusivas e projeto pedagógico. Ao final do curso, para conseguir o diploma, os participantes devem entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

De acordo com o edital, o curso tem duração de 12 meses, que serão distribuídos considerando o calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades presenciais e apresentação de Trabalho Final de Curso. Será ofertado na modalidade a distância, via ambiente virtual de aprendizagem, plataforma moodle, com atividades presenciais nos polos de apoio presencial do IFAL, em Arapiraca e em Maceió.

Estão previstos 4 encontros presenciais, sendo 2 por semestre, possivelmente aos sábados, com horário a ser definido de acordo com a demanda local, devendo o candidato estar preparado para acompanhar estas atividades.

Documentação necessária

Ainda de acordo com edital, os documentos necessários para fazer a inscrição são: carteira de identidade, frente e verso, CPF, título do eleitor para maiores de 18 anos, certidão de nascimento, diploma da graduação, certificado de alistamento militar, no caso de candidatos do sexo masculino, requerimento de matrícula (Anexo III), imagem contendo foto recente do rosto do candidato, em padrão 3x4 ou similar.

A realização do sorteio das vagas acontecerá no dia 18 de março, e no dia seguinte, 19 de março, será disponibilizado um link com a gravação do sorteio eletrônico. O resultado final, com a lista dos classificados no processo seletivo, será divulgado no dia 19 de abril. Qualquer dúvida sobre o processo seletivo, deverão ser esclarecidas, exclusivamente, pelo seguinte endereço eletrônico: selecao.docentept@ifes.edu.br