16/06/2023 09:42 | Planejamento e Gestão

Porto Calvo e região Norte recebem último Fórum do Plano Plurianual na quarta-feira

Desde abril, os fóruns já passaram por oito cidades polo de Alagoas. Objetivo é ouvir a população para a construção do planejamento governamental

Larissa Costa/ Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) promoverá, na quarta-feira (21), o último Fórum Regional Participativo do Plano Plurianual (PPA). As atividades ocorrerão no município de Porto Calvo, na região Norte de Alagoas. O evento, aberto à participação da sociedade, terá início às 9h, no auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, localizada na Rua do Varadouro, S/N, Centro.

A participação no fórum é aberta a moradores de cidades que também fazem parte do planejamento da região Norte, como Campestre, Colônia, Jacuípe, Jundiá, Maragogi, Matriz, Novo Lino, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luiz e São Miguel dos Milagres.

Os fóruns regionais têm o objetivo de ouvir a sociedade para a construção do PPA – principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos. A iniciativa é aberta à participação da comunidade escolar, profissionais da saúde, povos originários, líderes comunitários, prefeitos da região, poder legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população em geral.

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, destaca a participação assídua dos alagoanos nos últimos fóruns e oficinas, e comenta sobre a expectativa ao final do projeto. “Certamente, Alagoas terá um material robusto para construir o nosso PPA e auxiliar o Governo a planejar políticas públicas ainda mais assertivas para a população”.

Realizados desde abril deste ano, os fóruns regionais participativos já passaram por Maceió e mais sete cidades polo do interior de Alagoas - que são locais distantes da capital, mas se destacam pelo forte comércio e prestação de serviços, como União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

PPA Online

Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio da plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba “Participe” e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho.