06/09/2023 15:17 | Tecnologia e InovaçãoGestão e Finanças

Portal Facilita Alagoas terá melhorias em funcionalidades e contratos padrões

Novos serviços a serem implementados pela Junta Comercial devem simplificar experiência do usuário e diminuir tempo de registro


Novidades incluirão mudanças na visão externa e na utilização interna do portal

Ascom Juceal


Hotton Machado / Ascom Juceal

Interface do registro e do licenciamento de empresa no estado, o Portal Facilita Alagoas contará com novas funcionalidades a fim de simplificar a utilização do sistema e melhorar a experiência dos usuários quanto aos serviços. Dentre elas, destaca-se a total automação da análise de nome empresarial e a criação do contrato padrão para abertura de filial.

 

O gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, garante que diversas mudanças devem ser implementadas nos próximos meses. Essas melhorias foram tratadas durante o 14º Workshop do SigFácil, realizado na última semana, em João Pessoa, na Paraíba. O evento reuniu onze estados que utilizam o sistema SigFácil, desenvolvido inicialmente para Alagoas e adquirido por outras unidades federativas como Paraná, Goiás e Sergipe.

 



Ainda de acordo com Jadson Ramos, as novidades incluirão mudanças na visão externa, para os clientes, e na utilização interna, por parte dos servidores da Junta Comercial. Outro ponto a contar com evolução são as seções de informações destacadas nas pesquisas empresariais, que terão especificações maiores.


“É importante a troca com outros estados, porque nos deparamos com outras realidades e experiências. Cada melhoria pode parecer pequena, mas elas representam evoluções pontuais, que, juntando, impactam no tempo de registro de um processo e na experiência do usuário. Colocaremos à disposição dos clientes funcionalidades que eles teriam que fazer por outros caminhos, ou seja, no fim, é um ganho de tempo e dinheiro”, exalta.

 

As novas funcionalidades a serem implementadas serão:


·         Automação total para consulta prévia de nome, sem necessidade de análise humana;

 

·         Geração de contrato padrão pelo próprio Portal Facilita Alagoas para abertura de filial;

 

·         Geração de contrato padrão pelo próprio Portal Facilita Alagoas para alterações de endereço;

 

·         Certidão simplificada exibindo todos os tipos de bloqueio que não possuem sigilo;

 

·         Criação de certidão específica de linha do tempo do Quadro de Sócios e Administradores (QSA);

 

·         Criação de funcionalidade para certidão de nada consta;

 

·         Criação de funcionalidade no portal para solicitação de bloqueio de CPF;

 

·         Criação de funcionalidade no portal para envio de ofício por pessoa física;

 

·         Para os servidores da Juceal, melhoria na visualização externa para livros contábeis e certidões;

 

·         Para os servidores da Juceal, implementação de funcionalidade para visualização de documentos anteriormente protocolados.

 

Administrado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o Portal Facilita Alagoas é o sistema responsável pelos processos de abertura, alteração e baixas de empresas, além de ser a interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.