16/11/2022 16:30 | SegurançaDireitos Humanos

Policial penal de AL tem artigo publicado em biblioteca digital do Ministério da Justiça

José Onésimo, que atua no sistema prisional alagoano, detalha acesso de apenados à educação e ao trabalho


Acesso de apenados ao ensino e ao trabalho nos presídios é destaque na publicação do policial penal

Jorge Santos / Ascom Seris


Regina Carvalho / Ascom Seris

O policial penal José Onésimo de Albuquerque, que atua no sistema prisional alagoano, publicou artigo na biblioteca digital do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O texto traz detalhes sobre o acesso de apenados ao ensino e ao trabalho nos presídios.

 

Com o título “Laborterapia: uma realidade no sistema prisional de Alagoas na reintegração dos egressos e os seus efeitos epistemológicos”, o artigo destaca o trabalho dos reeducandos em atividades desempenhadas na Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

 

No texto, o policial penal faz uma reflexão: a pior prisão é a que ocorre além dos fatores físicos, no aprisionamento de seus sonhos e ideais. O papel da laborterapia dentro dos presídios não visa apenas ser uma “válvula de escape” durante o cumprimento da pena, mas, preponderantemente, atuar como catalisadora de um ser que precisa pagar pelo seu crime e, sobretudo, reaprender sobre o convívio humano e sobre si mesmo.

 

Na estrutura da Seris, José Onésimo cita que é possível encontrar presos tanto nos serviços de limpeza dos espaços comuns aos custodiados, quanto em trabalhos essenciais ao funcionamento do sistema prisional, como a alimentação, a manutenção e a capinagem.

 

Cita ainda o projeto Uma Nova História, iniciativa real de inserção no mercado de trabalho, por meio de convênios com empresas estatais e privadas de Alagoas, após recebimento de Alvará de Soltura.

 

O policial penal destaca que a laborterapia visa levar ao apenado possibilidade de transformação, desde o seu interior, seu círculo de convívio, sua família, à sociedade e o mundo a ser descoberto por uma nova perspectiva de vida baseada em novos horizontes.

 

A biblioteca digital do Ministério da Justiça foi criada com a finalidade de organizar e disponibilizar a produção técnica e científica do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) para compartilhamento de informações em rede. A proposta tem por objetivo organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos relativos à segurança pública, em formato digital, produzidos no âmbito das atividades acadêmicas e de pesquisas das instituições do Susp.