15/03/2023 16:51 | Segurança

Policiais penais participam de curso de direção defensiva

Formação busca aperfeiçoar os conhecimentos na condução das viaturas em atividades de segurança, escolta e remoção


No curso, os policiais penais participam de aulas teóricas e práticas sobre direção defensiva e legislação de trânsito

Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Escola da Administração Penitenciária (EAP), promove, de 13 a 15 de março, o curso de direção defensiva voltada aos policiais penais que atuam no Grupamento de Segurança Orgânica (GSO) e no Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit).

 

No curso, os policiais penais participam de aulas teóricas e práticas sobre direção defensiva e legislação de trânsito, visando aprimorar os conhecimentos dos policiais penais, que são responsáveis pela condução das viaturas durante as ações de segurança, escolta e remoção realizadas no sistema prisional alagoano, em situações de emergência.

 

Segundo o instrutor da formação, o oficial da Polícia Militar, major Daniel Souza, as aulas são uma atualização sobre legislação de trânsito e direção defensiva. “O curso trata de temas fundamentais no trabalho dos policiais penais que realizam a condução das viaturas da corporação. Após a formação, com os conhecimentos adquiridos, eles conseguirão realizar seu trabalho com maior segurança”, frisou o instrutor.



 

Para fazer parte da qualificação, os policiais penais tiveram que participar, previamente, de um curso online sobre a condução de veículos de emergência, disponibilizado pela Escola de Serviços Penais (Espen), no qual obtiveram o certificado da parte teórica sobre o tema.

 

O policial penal e supervisor da AEP, Alexmar Farias, destacou a importância do curso para os profissionais que atuam no sistema prisional. “A formação busca aperfeiçoar a técnica na condução de veículos de emergência voltada para os policiais penais, aperfeiçoando os conhecimentos em dirigibilidade do veículo, realizando, desta forma, a condução com maior assertividade no trânsito, no tocante ao transporte de reeducandos e demais ações realizadas pelos nossos grupamentos”, concluiu o supervisor.

 

Ainda segundo Alexmar, a qualificação faz parte da formação continuada desenvolvida pela EAP, devendo ser ofertada anualmente para os policiais penais desta pasta.