27/03/2023 18:34 | Segurança

Policiais penais participam da 6ª edição do curso de Nivelamento Operacional

Noppen busca aperfeiçoar os conhecimentos da polícia penal sobre intervenção prisional


Nivelamento tem como público-alvo os profissionais que atuam nos grupamentos que compõem o Comando de Operações Penitenciárias

Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, nesta segunda-feira (27), a abertura da 6ª edição do Nivelamento Operacional da Polícia Penal (Nopen). A nova edição conta com atividades teóricas e práticas, buscando aprimorar as ações desenvolvidas pelos profissionais que atuam no sistema prisional alagoano.

 

Durante o curso, os participantes irão aperfeiçoar seus conhecimentos sobre intervenção prisional, por meio de aulas práticas e teóricas sobre o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, uso progressivo da força, manuseio de armamentos, direitos humanos e todas as competências necessárias para a formação de um interventor prisional. A formação já está em sua 6ª edição e, desde a 3ª, é realizada por instrutores que fazem parte da polícia penal.



 

O policial penal e secretário executivo de gestão penitenciária, Milton Pereira, parabenizou a todos os envolvidos na realização da formação. Ele também falou sobre a importância do treinamento para a polícia penal alagoana.

 

“Este momento é a concretização de um sonho que começou em 2017, quando nós visualizamos a necessidade urgente de capacitar os nossos policiais penais. Naquele ano, graças ao empenho e parcerias firmadas, conseguimos realizar a primeira edição do evento. Hoje, eu tenho a honra e o orgulho de presenciar a realização de mais uma formação totalmente elaborada e executada por policiais penais”, ressaltou o secretário executivo.

 

O nivelamento tem como público-alvo os profissionais que atuam nos grupamentos que compõem o Comando de Operações Penitenciárias (COP). São 72 horas, quantidade superior à edição anterior, com 50 horas.

 

Segundo o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, a polícia penal já se tornou uma corporação consolidada na área de segurança pública em Alagoas.

 

“A polícia penal prova cada vez mais ser uma instituição consolidada e autossuficiente, uma prova disso é este momento de hoje. Porém, mais do que subir, é necessário permanecer no topo, e é isso que buscamos, garantir todos os instrumentos necessários para que a polícia penal continue fortalecida e atuante”, concluiu o secretário.

 

Durante o evento também foi assinado pelos secretários o documento que cria as funções do Grupamento de Segurança Orgânica do sistema prisional alagoano.