02/10/2023 11:42 | Segurança

Policiais penais do Nordeste participam de 8º Estágio de Plano de Defesa

Curso, que durará uma semana e acontece no Presídio Agreste, em Girau do Ponciano, é uma iniciativa da Seris e da SSP


Curso conta com a participação de policiais penais de Alagoas, Paraíba e Pernambuco

Matheus Omena / Ascom Seris


Janaína Marques e Regina Carvalho / Ascom Seris

Integrantes da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social e da Polícia Penal participam, a partir desta segunda-feira (2), do 8° Estágio de Plano de Defesa, iniciativa importante para nortear ações do Estado no atendimento de crises de alta complexidade e intensidade na área da segurança pública, de forma preventiva e repressiva.

 

O curso, que durará uma semana e acontece no Presídio Agreste, em Girau do Ponciano, é uma iniciativa da Seris e da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Além disso, conta com a participação de policiais penais de Alagoas, Paraíba e Pernambuco e de agentes da segurança pública, como os policiais militares que atuam no interior.

 

“Quero agradecer o desempenho fundamental para a realização desse estágio. Sem essa parceria os números da segurança que estão sendo apresentados no estado não seriam possíveis. Isso a gente está reafirmando e colocando em prática o compromisso do governador Paulo Dantas, que é a integração entre as polícias”, destaca o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira.

 



“O treinamento leva a excelência. Nós estamos a um bom período sem ter nenhuma intercorrência é porque estamos um passo à frente dos criminosos. A polícia está se preparando e momentos como estes são muito importantes e colaboram na decisão de extremo estresse. Em Alagoas estamos dando as condições para as polícias, condições estruturantes e condições psicológicas para que o serviço cada dia mais seja entregue com maior qualidade para a sociedade alagoana”, completou Diogo Teixeira.  

 

“Esse estágio tem um valor muito grande porque ele visa situações de alta complexidade, situações que podem ocorrer de muita agressividade, sendo necessário usar de toda expertise para combater ações que ocorrem em alguns estados. Em Alagoas, seguimos sem presenciar esse tipo de ação, mas não podemos baixar a cabeça e achar que não vai existir”, declarou o policial penal Carlos Voss, secretário Executivo de Gestão Penitenciária da Seris.



 

Major Pedro de Oliveira, instrutor do curso, lembrou a importância da iniciativa e conhecimento no atual cenário da Segurança Pública no país. “Nós somos pioneiros junto com outros estados nesse curso. É importante que se frise o empenho da Secretaria de Segurança Pública, que até está exportando para outros estados o nosso conhecimento”, disse.