11/12/2023 10:46 | Segurança

Policiais civis de Alagoas concluem curso de capacitação em operações com drones

Especialização foi realizada no Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional, em Brasília


Curso capacitou os policiais civis para o uso estratégico de drones em diversas operações policiais

Ascom PC/AL


Emanuele Lopes / Ascom PC

Com o objetivo de aprimorar e atualizar o efetivo da instituição, policiais civis finalizaram neste domingo (10) o curso de piloto policial de drones, realizado no Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional, em Brasília.

 

O agente Pedro César e o chefe da 101ª Delegacia de Polícia de Maribondo, Francisco Júnior, representaram a Polícia Civil de Alagoas, no curso.

 

O curso, promovido pelo Departamento de Formação e Normatização de Segurança Pública (DFNSP), capacitou os policiais civis para o uso estratégico de drones em diversas operações policiais.

 

O agente de polícia Raul Albuquerque, também da PC/Alagoas, participou como instrutor durante a capacitação.

 

Entre os temas abordados ao longo do curso estavam: normas regulatórias para operações com drones; procedimentos de voo básicos e avançados; aplicações específicas dessas tecnologias em operações policiais; e protocolos de segurança e prevenção de acidentes.

 

Com o término do curso, os policiais estão, agora, aptos a operar drones em uma variedade de cenários operacionais, incluindo investigações, patrulhamento, buscas e resgates.

 

A capacitação visa proporcionar aos profissionais de segurança pública ferramentas modernas e eficientes para o enfrentamento de desafios complexos no cotidiano policial.

 

O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, enfatizou a importância desse investimento em capacitação e tecnologia. “Os drones são uma ferramenta essencial para a segurança pública, pois permitem aos policiais obterem informações e realizar ações de forma mais eficiente e segura”, destacou Xavier.

 

Além disso, o delegado-geral ressaltou a relevância da integração entre as forças de segurança estadual e federal, indicando que a participação dos policiais civis de Alagoas no curso da Força Nacional reflete o compromisso em garantir a segurança da comunidade. “O aprimoramento constante dos profissionais demonstra o empenho das autoridades em fornecer recursos que potencializem o trabalho policial, resultando em benefícios diretos para a sociedade alagoana”, concluiu.