13/02/2023 11:57 | Segurança

Polícia Penal realiza operação histórica de transferência de reeducandos para o novo presídio do Estado

No total, serão transferidos 800 presos, com a participação de 215 policiais penais


Operação teve início às 5h, envolvendo um efetivo de 215 policiais penais, nove viaturas, três ônibus e mais sete carros de apoio

Jorge Santos / Ascom Seris


Janaina Marques / Ascom Seris

A Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Polícia Penal, deu início, na manhã desta segunda-feira (13), à operação ‘Oikos’, de transferência dos custodiados que atualmente se encontram nas unidades Penitenciária de Segurança Máxima e Cyridião Durval para o Presídio de Segurança Máxima de Maceió, também localizada no complexo penitenciário alagoano. A nova unidade tem a capacidade para 1.020 vagas.

 

A operação teve início às 5h e reuniu um efetivo de 215 policiais penais, além de nove viaturas, três ônibus e mais sete carros de apoio para auxiliar na logística da transferência.



 

A ação já representa um marco histórico para o sistema prisional e a polícia penal alagoana, pois é a primeira vez que Alagoas realiza uma transferência com um número tão grande de apenados - cerca de 800, de uma só vez. Outro ponto forte e inédito é o fato de a operação estar sendo realizada apenas pelos policiais penais que atuam no Estado, visto a preparação destes profissionais da segurança pública de Alagoas.

 

Segundo o secretário executivo de Gestão Penitenciária, Milton Pereira, a transferência dos reeducandos para a nova unidade trará alguns benefício tanto para o trabalho desenvolvido pela Secretaria, como para a sociedade em geral.

 

“A reorganização dos apenados nas unidades prisionais, além de melhorar o controle no sistema prisional como um todo, reduzindo a quantidade de apenados em cada presídio, também vai proporcionar a separação dos custodiados condenados dos que ainda são provisórios em unidades diferentes, como preconiza a Lei de Execuções Penais”, conclui o gestor.



 

Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, a operação criar um marco na história do sistema prisional alagoano. “Esta ação de hoje é um marco na história atual do sistema prisional do Estado. Com esta transferência nós conseguiremos vencer o déficit carcerário nas unidades em Alagoas”, concluiu o secretário.

 

O nome ‘Oikos’ tem origem grega e significa casa. Oikos era a unidade básica da sociedade na maioria das cidades-Estados do mundo grego.