09/03/2023 15:37 | Segurança

Polícia Militar reinaugura Base Comunitária do Vergel do Lago

Espaço recebeu melhorias e foi reinaugurado nesta quinta-feira (9)

Cb Fernanda Alves / Ascom PMAL

Um importante equipamento da área de segurança pública acaba de ser revitalizado. A Base Comunitária de Segurança (BCS) do Vergel do Lago, pertencente ao 1° Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi reinaugurada nesta quinta-feira (09), em Maceió.

A Base do Vergel tem papel de extrema relevância no policiamento da região, sobretudo o comunitário, e acaba de receber melhorias estruturais, como pintura, mobílias, computadores novos e aparelho de televisão.

A estrutura fortalece o trabalho diário da base que, desde a sua inauguração, em agosto de 2011, desempenha um serviço diferenciado no policiamento, marcado por ser pioneiro no combate às ocorrências envolvendo som alto e perturbação do sossego e do trabalho alheios.

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Nilton Rocha, fez questão de enaltecer o empenho dos homens e mulheres que servem no local, desde a sua fundação aos dias atuais “A missão da Base é diferenciada. Os militares atuam frente a frente, ombro a ombro com a comunidade. Estes guerreiros são incansáveis diante de tantas demandas que surgem diariamente. Os senhores estão de parabéns, têm minha continência e respeito. A população local sabe que pode contar com a Base e com o 1° BPM”, salientou o oficial.

Estiveram presentes oficiais e praças que compõem a tropa do 1º BPM, além de representantes de instituições parceiras e de autoridades militares, como o chefe do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária, tenente-coronel Klingermário Araújo.

Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a militares e personalidades civis que têm contribuído com a BSC. Entre eles, o major PM Iran Rêgo, chefe de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Em sua fala, o gestor destacou o pioneirismo da Base do Vergel e enfatizou as parceiras com o Ministério Público, Poder Judiciário e Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev), e o apoio imprescindível dos comandantes de unidades e do CPC.

“A base agora conta com computadores e mobiliário novos, melhorias no teto e na pintura. Tudo isso contribui com o programa Na Base do Sossego, que tem demonstrado grande eficiência e eficácia. A cidade precisa de sossego e estamos no caminho certo", destacou o major Iran Rêgo.

O Juiz Cláudio José Lopes também foi um dos homenageados e deixou uma mensagem. “Quero agradecer e reconhecer o serviço extraordinário que este centro realiza diariamente. Serve de exemplo para toda a sociedade e para os poderes constituídos. Nosso dever como sociedade é estar junto da Polícia Militar. Não só agradeço, como muito me orgulho da Polícia Militar do meu estado”, disse o magistrado.

Na Base do Sossego

Assim como a do Vergel do Lago, as Bases Comunitárias da PM são importantes polos de integração entre a polícia e a sociedade, aproximando os agentes de segurança das demandas da comunidade, diminuindo distâncias entre o Estado e os indivíduos e ajudando a trazer mais segurança à população.

Em 2021, a BSC do Vergel foi a pioneira no desenvolvimento do Programa Na Base do Sossego. O projeto, proveniente da Chefia de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), nasceu com a pretensão de reduzir as perturbações do sossego alheio na região. Formou-se então, uma rede de parceiros como o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e a própria PM.

Na prática, a execução se dá em duas fases. A primeira é a fase de visitas comunitárias, quando agentes de segurança visitam os perturbadores do sossego alheio, conforme registros da Central 190, resultando em um cadastro de pessoas e estabelecimentos que reiteradamente perturbam o sossego alheio.

Na segunda fase, eminentemente repressiva, a Base passa a se dedicar às apreensões dos aparelhos sonoros dos perturbadores qualificados pelo programa. Havendo o reforço ainda maior com a introdução das Forças Tarefas do Sossego, que atuam em dias e horários de maior recorrência criminal, bem como a Operações Na Base do Sossego, realizadas com apoio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que resultaram em inúmeras qualificações, apreensões e autuações por utilização dos paredões em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Os benefícios vão além, e os desdobramentos apresentam-se positivos. Inúmeras entidades, como igrejas, escolas, abrigos, entre outras, foram agraciadas com doações de aparelhos sonoros provenientes das transações penais, por meio do9 Ministério Público e do Poder Judiciário. Atualmente, são 87 aparelhos sonoros apreendidos pela Base do Vergel e um total de 175 por todas as outras Bases Comunitárias juntas.