14/09/2023 08:50 | Segurança

Polícia Militar inicia turma 2023 do Curso de Direitos Humanos

Turma é formada por policiais militares e policiais penais

Aula inaugural ocorreu no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello

Ascom PMAL

Um contingente formado por 58 agentes de segurança acaba de iniciar uma jornada de qualificação na Polícia Militar de Alagoas. Na quarta-feira (13) foram iniciadas as atividades do Curso de Direitos Humanos (CDH) edição 2023. A turma é formada por policiais militares e policiais penais.

A aula inaugural ocorreu no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM). Durante a abertura, o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, destacou a importância da busca constante por qualificação e conhecimento como uma das prioridades da instituição.

“Quero parabenizar a todos os setores que mobilizaram esforços para a realização deste curso. Aos alunos, parabéns pela vontade e disposição. Desejo sucesso e ratifico: contem com a Corporação”, disse o coronel Neyvaldo.

A mesa de abertura foi composta pela secretária Maria José, gestora da Secretaria da Mulher Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh); pelo coronel Walter do Valle, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão; pelo tenente-coronel Lúcio, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); pela tenente-coronel Márcia Danielle, subdiretora de Políticas Preventivas e pelo major Jefferson Canuto, subcomandante da APMSAM. A mesa foi composta também pela delegada Ana Luíza Nogueira, responsável pela coordenação da Divisão Especial de Combate à Corrupção de Alagoas (Deccor/AL), da Polícia Civil.

A palestra de abertura com o tema “O Valor dos Direitos Humanos” foi proferida pelo capitão Rodolfo Esperidião. O militar, entre outras atribuições e feitos, atuou junto à Organização das Nações Unidas (ONU) na Missão de Paz do Sudão do Sul entre os anos de 2019 e 2021. O capitão Esperidião também exerceu a função de instrutor no Sistema de Ensino para missões de Paz da ONU durante o ano de 2021.

O curso

O curso de Direitos Humanos da PM-AL, ano 2023, tem como objetivos capacitar integrantes da corporação e policiais penais de Alagoas para uma maior compreensão da doutrina dos Direitos Humanos nas mais diversas atividades operacionais dos encarregados pertencentes à Segurança Pública. Aborda legislação nacional e internacional vigente e inerente ao respeito aos Direitos Humanos.

Com 320 horas-aula o curso oferta disciplinas como: História dos Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Direito internacional dos Direitos Humanos, atividade policial aplicada, entre outras. Os policias militares e policiais penais de Alagoas terão a oportunidade de aprender, aplicar e difundir os conhecimentos adquiridos na polícia cidadã, a fim de entregar o serviço de excelência à sociedade alagoana.

Os 58 alunos matriculados serão preparados para analisar políticas de Segurança Pública voltadas ao atendimento dos variados grupos vulneráveis, compreendendo as ações dos encarregados da aplicação das leis entre os órgãos de segurança no atendimento à sociedade em geral.