05/02/2024 12:16 | ServiçosSegurança

Polícia Militar de Alagoas prepara celebração de 192 anos nesta terça-feira (6)

Cerimônia conta com uma programação de promoção de oficiais e praças da corporação e outorga de medalhas institucionais


Ato solene terá ainda os ritos tradicionais com guarda de honra e desfile da tropa e viaturas

Ascom PM-AL


Ascom PMAL

Na passagem dos seus 192 anos, a Polícia Militar de Alagoas celebra, nesta terça-feira (6), a solenidade de comemoração, marcada para iniciar às 14h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão (antigo Ginásio do Sesi), no Trapiche da Barra, em Maceió.


A cerimônia militar alusiva ao aniversário da instituição, que terá a presença do governador Paulo Dantas, contará com promoção de oficiais e praças da corporação e outorga de medalhas institucionais. O ato solene terá ainda os ritos tradicionais com guarda de honra, centro musical, pelotões com representação de unidades, encerrando com desfile da tropa e de viaturas em continência à maior autoridade presente.


“São 192 anos construídos unicamente com a bravura dos nossos heróis. Olhamos com orgulho para o nosso passado, honramos aqueles que derramaram sangue e suor por esta Corporação, ao mesmo tempo que exaltamos cada militar, homens e mulheres, oficiais e praças, comandantes e comandados, que hoje veste seu uniforme e sai para executar o seu serviço, servindo e protegendo essa terra de tantas belezas, riquezas e gente trabalhadora. Que a nossa tropa atual e os futuros integrantes tenham vigor para seguir combatendo por longos anos”, exaltou o comandante-geral, coronel Paulo Amorim.


HISTÓRIA

Criada em 3 de fevereiro de 1832, recebendo a denominação de Corpo de Guardas Municipais Permanentes, a Polícia Militar teve como primeira missão manter a ordem interna na província de Alagoas, obedecendo às leis imperiais, bem como debelar os adeptos da Guerra dos Cabanos.


Com o passar dos anos, a Polícia Militar de Alagoas, participou de diversos conflitos no cenário nacional e internacional, a exemplo da Guerra do Paraguai, em 1865, compondo o 20º Batalhão de Voluntários da Pátria; na Revolução Constitucionalista; no combate ao Cangaço; entrou na II Grande Guerra Mundial combatendo ao lado dos aliados, entre tantos feitos e fatos até os dias de hoje.


Tendo como sua missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, a PM conta com seus agentes do quadro de combatentes, de administração, especialistas, da área da saúde e também de músicos. São sete grandes comandos, batalhões, companhias, unidades administrativas, de ensino, diretorias, seções e setores. Ao todo, 7.763 homens e mulheres integram atualmente a Corporação.