09/03/2024 13:43 | Segurança

Polícia Militar apreende 20 armas de fogo na primeira semana de março

Balanço contabilizou ações operacionais realizadas entre os dias 3 e 9



Ascom PMAL

Polícia Militar apreende na primeira semana de março, a Segurança Pública alagoana teve resultado positivo. Em números, a atuação da Polícia Militar apreendeu 20 armas de fogo e 5,414 quilos de drogas.


O balanço semanal foi contabilizado pela Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM (2ª do Estado-Maior Geral) a partir da Central de Atendimento e Despacho (CAD), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) entre os dias 3 e 9 de março.


Foram apreendidas 20 armas de fogo: 10 revólveres, seis espingardas e três pistolas e uma garrucha. Armas e munições foram apreendidas em intervenções policiais realizadas em municípios diversos da capital e interior.


Um total de 5,414 quilos de entorpecentes foi apreendido por equipes da PM, entre maconha, crack, cocaína e anfetamina. Os Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) somaram 37, confeccionados por equipes atuando nos municípios de Maceió, Arapiraca, Coruripe, entre outras cidades.


Parte desse resultado se deve à atuação da 8ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I). Na noite de sexta-feira (8), no Centro de São Luiz do Quitunde, o Pelopes da 8ª CMP/I apreenderam revólver calibre com numeração suprimida com cinco munições, além de 20 bombinhas de maconha, 127 gramas de maconha (barra) e 10 embalagens plásticas para armazenar a droga. Um homem de 24 anos foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Matriz do Camaragibe.


A abordagem aconteceu após os militares suspeitarem da atitude do homem que transitava na garupa de uma moto. Na busca pessoal, foi constatado que ele levava uma arma de fogo. Ele também afirmou ter drogas guardadas na casa de sua avó. Na chegada ao imóvel, com a devida autorização, foi feita a busca. Ele tentou fugir pelo quintal, mas foi contido.


Uma das 20 armas de fogo foi apreendida na noite de sexta pelo 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) por meio da atuação da Força Tática e do Serviço de Inteligência da unidade. Uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida e 15 munições, junto com três carregadores, um aparelho celular, uma carteira com quatro cartões de banco, uma corrente e um simulacro de arma de fogo. O fato aconteceu iniciou nas proximidades da feirinha do Tabuleiro dos Martins, mas finalizou no Complexo Benedito Bentes.


Os policiais abordaram um homem em atitude suspeita. Ele estava parado em uma esquina em uma moto e possivelmente armado. Na abordagem ele admitiu possuir uma arma, que estava em sua residência. Diante da devida autorização, foi feito o deslocamento até o imóvel, seguido de busca domiciliar. O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes.


Equipes da Rotam 01 e 90 do Batalhão de Polícia Militar atendeu, por volta de 20h30 de sexta, uma ocorrência na Rua Euclides dos Santos, no bairro Chã da Jaqueira, que finalizou com a apreensão de 200 gramas de maconha, 30 gramas de cocaína e duas munições calibre 32.


A guarnição Rotam 01 estava em patrulhamento quando avistou um indivíduo pesando uma quantidade de cocaína em frente a sua residência. Foi realizada a abordagem e o indivíduo confessou que tinha mais drogas dentro da sua residência. Mediante devida autorização, os PMs realizaram a busca domiciliar, encontrando o restante do material ilícito. Autor e itens foram encaminhados à Central de Flagrantes para adoção das medidas cabíveis.


Fiscalização 

O trabalho da PM vai além e sua atuação contempla outras frentes. É o caso da Companhia de Polícia Militar/Independente - Fazendária - Cpm/I-Faz. Entre a quinta e a sexta-feira as guarnições Fisco 01 e 02 atuaram prestando apoio aos fiscais da Secretaria da Fazenda com blitz e abordagem a veículos no Posto Fiscal localizado na BR-104, em São José da Laje.

 

Entre as abordagens, as equipes constataram uma série de irregularidades envolvendo cargas de mercadorias sem nota fiscal, entre elas, um veículo que transportava roupas e brinquedos sem nota fiscal, outro com madeira tipo MDF, um terceiro com carga de farinha de mandioca e um quarto veículo com brinquedos. Diante das constatações, foram gerados os respectivos termos de averiguação para cada mercadoria irregular e após a regularização, os veículos tiveram suas mercadorias liberadas.