17/04/2023 12:43 | Segurança

Polícia Civil de Alagoas inicia 2º Curso de Investigação de Homicídios

O objetivo do curso é atualizar técnicas de investigação de homicídios e trazer experiências policiais locais e de outras unidades da federação

A finalidade do curso é padronizar e nivelar os procedimentos a serem adotados pelos policiais civis

Ninrodes Muniz

Jaime Feitosa

A Polícia Civil de Alagoas deu início nesta segunda-feira (17), no auditório da Delegacia Geral, no bairro de Jacarecica, ao 2º Curso de Investigação de Homicídios destinado a policiais civis lotados nas delegacias de homicídios de Maceió, Rio Largo, Arapiraca e nas Regionais. As aulas, que têm como atualizar técnicas de investigação de homicídios e trazer experiências policiais locais e de outras unidades da federação, prosseguem até a próxima quinta-feira (20).

O curso tem como instrutores Wilson Luiz Palermo Ferreira, delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ); Ilson Cesar de Lima Soares, comissário de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro; Hélio Martins Junior, perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro; e Everton Gonçalves de Souza, delegado de Polícia Civil do Estado de Alagoas (PCAL).

O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, agradeceu a colaboração dos integrantes da PC do Rio de Janeiro, e destacou a importância da realização do curso para o aperfeiçoamento dos policiais civis alagoanos no combate aos crimes contra a vida.

Ele ressaltou que a redução dos crimes de homicídios em Alagoas é um compromisso do governo Paulo Dantas, e nesse sentido a troca de experiência entre as Polícias Civis é fundamental. Ele acrescentou que o objetivo da secretaria é fazer diferente para melhor atender à sociedade.

O delegado-geral Gustavo Xavier ressaltou também a importância do intercâmbio de conhecimentos e disse que a capacitação é uma prioridade da atual gestão da instituição. “Estamos reduzindo o número de homicídios no Estado e nossa grande meta é reduzir ainda mais”, afirmou.

O deputado federal e delegado de polícia Fábio Costa lembrou que metade de sua atividade policial foi ligada à Delegacia de Homicídios. “Quero me colocar à disposição para atender às reivindicações da Polícia Civil alagoana”, destacou.

Já o gerente de Polícia Judiciária da Região 1 (GPJ-1), Lucimério Campos, informou que é intenção da PC realizar cursos de investigação de homicídios todos os anos, a fim de aprimorar as técnicas na apuração desse tipo de crime.

Estiveram também presentes à solenidade, os diretores da instituição: Eduardo Mero, Kátia Emanuelly, Antônio Carlos Lessa, Thales Araújo, além da coordenadora da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Tacyane Ribeiro.