08/06/2022 18:04 | Meio Ambiente

Poço tubular com Sistema Simplificado de Abastecimento vai beneficiar comunidade do Sítio Puxinanã

Inauguração acontece nesta quinta-feira (9), na zona rural de Major Izidoro


Andrei Costa

O governador Paulo Dantas e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, entregam nesta quinta-feira (9), mais um poço tubular com Sistema Simplificado de Abastecimento de Água. Desta vez, a comunidade beneficiada será a do Sítio Puxinanã, na rural do município de Major Isidoro, onde vivem mais de 85 famílias.

 

Serão investidos R$ 19 milhões, provenientes de recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Fecoep), para perfuração de poços tubulares, que é uma alternativa viável do ponto de vista econômico e social, pois ameniza a situação da falta de água e, ao mesmo tempo, abastece comunidades carentes que são afetadas por longos períodos de estiagem

 

+ AGUA ALAGOAS 

A região do semiárido de Alagoas enfrenta escassez de água e em alguns períodos do ano é assolada pela seca. Para enfrentar esse problema, o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Semarh, lançou o Programa + Água Alagoas que tem como objetivo a perfuração de poços tubulares visando o abastecimento de água, abrangendo, principalmente, a região do Sertão e Agreste, e beneficiando mais de 70 mil pessoas de comunidades rurais de baixa renda, atingidas pela seca e que não dispõe de acesso à água potável.

 

O programa já perfurou mais de 400 poços tubulares profundos em comunidades rurais do semiárido, como também em outras regiões do Estado onde existia escassez de água encanada. Os Sistemas simplificados de abastecimento de água são compostos de um poço tubular profundo, instalado com bomba submersa, que bombeia as águas para um chafariz constituído de uma base com um reservatório em fibra de vidro com capacidade para cinco mil litros.