02/10/2023 16:41 | Segurança

PMAL promove aula inaugural do plano de nivelamento operacional da Companhia de Policiamento Independente de Choque

Mais de 40 alunos participam da capacitação


Aula inaugural do treinamento

Igor Lessa / Ascom PMAL


Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas deu início a mais uma atividade de capacitação na Instituição. Cerca de 42 discentes participaram da aula inaugural do plano de nivelamento operacional da Companhia de Policiamento de Choque. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda (2), no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo, no bairro Trapiche, em Maceió.  


O evento foi presidido pelo comandante-geral da PMAL, coronel Paulo Amorim e foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares. Dentre elas, o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim; o coronel Patrick Madeiro, representando o secretário de segurança e um representante da superintendência da  Polícia Rodoviária Federal em Alagoas, Paulo Lima.


A solenidade teve início com a formação da mesa de honra e a execução do Hino Nacional. Em seguida, foram realizadas homenagens a veteranos da então Base Pantera (embrião da atual CPChoque) e às autoridades que viabilizaram a execução do plano de nivelamento. Por fim, os alunos assistiram a uma palestra ministrada pelo tenente-coronel Washington Manoel de Souza, da PMPE e atual comandante do Batalhão de Choque. A palestra teve como tema “o protocolo de atuação do BPChoque na gestão de incidentes críticos no controle de multidões.”


Nivelamento

O 1º plano de nivelamento operacional da CPChoque, deve durar uma semana e  tem por finalidade regular os procedimentos e as atividades a serem desenvolvidos no emprego operacional dos militares pertencentes à CPChoque, potencializando assim a capacidade de atuação.


Com a reorganização promovida pelo decreto nº 93.446, de 4 de setembro de 2023, o qual dispõe sobre a organização básica da polícia militar do estado de Alagoas, o policiamento especializado de choque retoma suas raízes tornando-se independente no exercício das missões de polícia ostensiva, em sua especialidade.