04/02/2023 09:19 | Segurança

PM de Alagoas: 191 anos de uma história segura

Polícia Militar: Do litoral ao Sertão, 24 horas a serviço da sociedade



Wellington Santos

“Na rua, nas escolas, nas praças, na caatinga, no litoral, no Sertão. Vinte e quatro horas, todos os dias, a Polícia Militar de Alagoas está a serviço do cidadão”. A afirmação, em forma de versos, é do comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, que, na sexta-feira (3), participou, ao lado do governador Paulo Dantas, das celebrações dos 191 anos da Corporação.


Amorim comanda uma tropa de cerca de 7 mil homens e mulheres distribuídos no quadro de combatentes – responsáveis por atuarem na atividade - fim da segurança pública ostensiva, – e nos de administração, de especialistas, da área da saúde e também de músicos.

 

Os versos acima, pertinentemente ditos pelo comandante, dizem respeito à proteção dos 102 municípios alagoanos sob a guarda institucional da Polícia Militar, das unidades operacionais do Comando de Policiamento da Capital (CPC) e do Comando de Policiamento do Interior (CPI). Isso sem falar nas unidades administrativas, as de ensino, diretorias, seções e setores.


A Polícia Militar foi criada em 3 de fevereiro de 1832 pelo Corpo de Guardas Municipais Permanentes no território alagoano.  A Corporação integra a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas e, conforme a Constituição Federal em seu artigo 144 e parágrafo 5º, sua missão é a de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.