24/09/2023 11:48 | Segurança

PM combate o tráfico de drogas e retira armas de fogo de circulação em Maceió

Operações ocorreram também no interior do Estado

Operações da PM apreenderam armas e drogas em Maceió e no interior do Estado no fim de semana

Ascom PM

Combate ao tráfico de drogas, porte e posse de arma de fogo estão entre os flagrantes realizados pela Polícia Militar neste fim de semana. Um dos casos ocorreu no Assentamento Aquidaban, no município de Maragogi. Um indivíduo foi conduzido à Delegacia Regional de Matriz do Camaragibe após ser encontrado portando os seguintes: uma espingarda calibre com duas munições (uma intacta e outra deflagrada), 49 bombinhas de maconha, 43 pedrinhas de crack saquinhos para acondicionamento das drogas.

No final da tarde de sábado (23), a guarnição de motocicletas Rocam, do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi acionada para buscas a um indivíduo que, conforme denúncia, estaria portando uma arma de fogo. Quando os policiais se aproximavam de uma pessoa com as características apontadas, esta efetuou um disparo contra os PMs, que imediatamente se abrigaram e responderam à agressão.

O indivíduo tentou se esconder em uma área de vegetação, mas foi encontrado. No momento da abordagem, ele portava os materiais ilícitos. Além da Rocam do serviço ordinário, a ação contou com o apoio das equipes do Programa Força Tarefa de Rocam e RP.

Em Maceió, o Batalhão de Rotam registrou duas ocorrências distintas que finalizaram com mais armas de fogo e entorpecentes retirados das ruas. Em ambos os casos, autores e materiais apreendidos foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

No início da noite de sábado, na Rua São Sebastião, bairro Bom Parto, um indivíduo do sexo masculino de 28 anos de idade foi preso pela equipe Raio 01. Os policiais realizavam patrulhamento quando perceberam uma movimentação suspeita. O homem levava um volume suspeito na cintura e mudou de direção quando avistou a viatura. Ele foi alcançado e abordado. O volume na cintura era um revólver com nove munições. Como ele apresentou resistência à ação policial, foi necessário empregar algemas na condução à delegacia (para resguardar a segurança do próprio conduzido, da guarnição e de terceiros).

Cerca de uma hora antes, desta feita na parte alta da Capital, um menor (17 anos de idade) foi apreendido por equipes do Programa Força Tarefa composta por militares do BPM Rotam (FT Raio 1 com apoio da FT Rotam 02). Ele levava um revólver calibre 38 com duas munições, 200g de maconha, um telefone celular, R$ 6,00, uma corrente e uma pequena balança de precisão. O fato ocorreu nas proximidades da Avenida Poeta Luiz Gonzaga Barroso, no Clima Bom.

O flagrante ocorreu quando os policiais realizavam o chamado motopatrulhamento tático no bairro e recebeu informações de um transeunte sobre as caraterísticas e a localização de um indivíduo que estaria armando. Ele foi identificado e abordado ao tentar se desfazer de uma sacola. Após busca pessoal foi encontrado o material ilícito na cintura e na sacola.

Interior

O Pelopes do 14º Batalhão de Polícia Militar lavrou o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor de um indivíduo de 27 anos de idade que foi flagrado com 12 bombinhas de maconha. Ele foi abordado durante patrulhamento de rotina e alegou que a droga seria para consumo pessoal. O episódio aconteceu no final da tarde de sábado, na comunidade Belo Jardim, município de Colônia Leopoldina.