16/12/2023 17:04 | Segurança

PM celebra lavratura de 500 TCOs e lança assinatura digital do documento

Medida otimizou o tempo dos policiais e garantiu mais equipes no policiamento ostensivo; evento ocorreu no Tribunal de Justiça

Solenidade no Tribunal de Justiça marcou também o lançamento da assinatura digital do TCO pela Polícia Militar

Ascom PM

A Polícia Militar de Alagoas atingiu a marca de 500 Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) produzidos. Para celebrar o sucesso da implementação da iniciativa, a corporação promoveu um evento na sexta-feira (15), no auditório do Tribunal de Justiça do Estado.

Durante a solenidade, mais de 60 pessoas, entre civis e militares, foram homenageadas com a entrega de certificados de reconhecimento pelos esforços na implementação e confecção do documento pela Polícia Militar de Alagoas. Além disso, a corporação anunciou o lançamento da assinatura digital do TCO. A medida visa substituir o uso da impressora térmica. Com isso, o militar poderá assinar o documento através da tela do celular, tendo a sua assinatura anexada aos autos do TCO de maneira imediata.

Em seu discurso, o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, destacou a importância do sucesso da confecção do TCO para a otimização e eficiência do serviço policial.

“A medida se mostrou eficiente para a melhoria do serviço ofertado pela PM. A confecção do documento pelo próprio militar faz com que ele perca menos tempo em portas de delegacias com situações de menor potencial ofensivo. Com isso, as guarnições ganham horas dedicadas ao serviço de patrulhamento”, disse o oficial.

Mais policiamento e menos burocracia

A lavratura do TCO é realizada pelas guarnições através de formulário de preenchimento no aplicativo Quimera, que foi desenvolvido pela SSP e já é usado para confecção de boletins de ocorrências da PM. Após a conclusão do atendimento, o documento é revisado pela seção de planejamento e emprego operacional de cada unidade da corporação, que funciona como um cartório policial para revisar as informações repassadas. Após a revisão, o TCO é encaminhado para o sistema do Tribunal de Justiça por meio eletrônico.

A medida entrou em vigor após um decreto do governador Paulo Dantas, em fevereiro deste ano. Neste mesmo mês, o comandante-geral da PM instituiu uma Comissão de Trabalho, presidida pelo coronel Gerônimo Nascimento, até então subcomandante-geral da PM-AL, e hoje chefe do Estado Maior Geral da corporação para conduzir os esforços iniciais de reimplantação do TCO.

Esse processo envolveu a aquisição de tecnologia, atualização de sistemas, capacitação da tropa e a elaboração de procedimentos operacionais. A iniciativa também teve a contribuição do tenente-coronel Paulo Eugênio, que iniciou as tratativas com os órgãos responsáveis pela segurança pública no Estado e buscou informações através de intercâmbios com Estados já consolidados na lavratura do Termo.

A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o vice-presidente do TJ-AL, desembargador Orlando Rocha; o subcomandante da PM, coronel Neyvaldo Amorim, e os comandantes de policiamento da Região Metropolitana, Sul e Agreste.