25/04/2023 17:48 | Desenvolvimento EconômicoAgricultura

Planta Alagoas vai beneficiar 60 mil agricultores familiares com distribuição de sementes

Programa lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) nesta terça-feira, em Santana do Ipanema, vai distribuir mais de 1.300 toneladas de sementes

Solenidade marca o inicio da distribuição de sementes

Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Sessenta mil agricultores e agricultoras familiares de 80 municípios alagoanos, serão beneficiados pelo Governo de Alagoas com a distribuição de  1.300 toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz, dentro do  programa Planta Alagoas 2023, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), lançado oficialmente  nesta terça-feira (25), pela secretária Carla Dantas, que representou o governador na solenidade  realizada no Centro de Convivência Largo Cônego José Bulhões, no município de Santana do Ipanema.

"O Programa Planta Alagoas é uma política de incentivo à agricultura familiar. Dividimos o Estado em cinco polos de distribuição das sementes e Santana do Ipanema vai receber o maior volume, porque é o Sertão e o médio Sertão que serão mais atendidos pelo programa", afirmou a secretária Carla Dantas que fez a entrega simbólica das sementes para a prefeita Cristiana Bulhões e prefeitos de municípios da região presentes ao evento. " O governador Paulo Dantas, que sabe da importância da agricultura, criou dentro da Seagri uma secretaria executiva só  para cuidar dessa área ", acentuou a secretária.

Em nome dos prefeitos da região sertaneja,  a prefeita Cristiana Bulhões disse que 1.700 agricultores familiares de Santana de Ipanema vão ser beneficiados com a distribuição das sementes do Planta Alagoas.

"Estamos muito felizes com essa parceria com o Governo de Alagoas, com as sementes chegando no tempo certo, pois na semana iniciamos o nosso programa de aragem das terras", exaltou a prefeita, destacando a importância do trabalho do homem do campo para a economia local. "Os prefeitos não teriam condições de fazer esse investimento no campo sozinhos, por isso estamos muito gratos ao governador Paulo Dantas de manter essa parceria, já que no governo passado e com apoio do deputado Isnaldo Bulhões recebemos 10 tratores para a aragem das terras", lembrou a prefeita.

Investimentos e segurança alimentar

O Programa Planta Alagoas envolve investimento de R$ 20 milhões  da Seagri, com objetivo de incentivar a produção agrícola, fortalecer a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos, além de ter impacto direto na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas.

Além da entrega de sementes, durante a solenidade de lançamento do programa foram entregues 59 kits de irrigação para cooperativas e associações comunitárias indicadas pela Emater. Segundo a secretária executiva de Agricultura Familiar, Renato Monteiro,  em 2023 serão investidos mais de R$ 4 milhões na aquisição de  mais 200 kits de irrigação.

Renata observou que a Seagri vem buscando fomentar toda a cadeia da agricultura familiar,  que não engloba apenas a distribuição de sementes, mas também assistência técnica por meio da Emater, água e distribuição da produção.  "Inclusive estamos buscando também oferecer,  além dos kits de irrigação, mais investimento no programa de cisternas de segunda água para irrigação. Assim, além das cisternas de primeira água para subsistência, o agricultor familiar terá água para irrigação", ressaltou Renata. Recentemente ela esteve com a secretária Carla Dantas em Brasília , em reunião com o ministro da Agricultura, Wellington Dias, para tratar de mais investimentos para a agricultura em Alagoas.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, também demonstrou a satisfação dos prefeitos em receberem as sementes para os agricultores familiares no tempo certo. " O governador Paulo Dantas já foi prefeito e por isso entende o que os municípios necessitam e vem dando continuação aos programas importantes. Segue no caminho certo".

Os agricultores cadastrados no Planta Alagoas, entre eles quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária, que se inscreveram de 10 de fevereiro a 2 de março, terão acesso às sementes seguindo um cronograma de entregas a ser disponibilizado pela Seagri. Os centros de distribuição estão localizados nos municípios de Santana do Ipanema, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Matriz de Camaragibe, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo e Marechal Deodoro.