27/04/2022 16:36 | Agricultura

Planta Alagoas 2022: agricultores recebem sementes e iniciam plantação dos grãos

Este ano, o programa vai beneficiar 70 mil famílias alagoanas

Seagri inicia distribuição de sementes pelo Planta Alagoas 2022

Márcio Ferreira/ Arquivo Secom

Giselly Vitória / Ascom Seagri*

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL), iniciou a distribuição das sementes da Edição do Planta Alagoas 2022. Desde o início deste mês, os agricultores inscritos no programa estão retirando os grãos nos Centro de Distribuição (CDs), em várias regiões do Estado.

Centenas de pequenos agricultores familiares que estão recebendo as variedades também já iniciaram o plantio. Gradativamente, os 102 municípios alagoanos receberão cerca de 1.500 toneladas de grãos de milho, sorgo, feijão e arroz e, entre elas, sementes crioulas, solicitadas por comunidades, movimentos e cooperativas. A expectativa é de que, assim como na edição de 2021, após as colheitas, cada uma das famílias beneficiadas pelo Planta Alagoas, tenha, como resultado, a garantia de renda e alimento de qualidade na mesa.

O superintendente de Inclusão Produtiva, Luciano Barros, falou sobre a aprovação majoritária dos agricultores e a cooperação dos técnicos da Emater nas entregas nas sementes. “O Planta Alagoas já é um sucesso com sementes de sorgo, milho, feijão e arroz chegando no tempo certo e beneficiando os mais de 70 mil produtores em todo o Estado. Graças à participação efetiva dos técnicos da Emater, que tem sido de suma importância para esse processo de distribuição em todos os municípios alagoanos”, explicou o superintendente.

Além de fomentar a economia do Estado e ajudar na alimentação dos beneficiários, o Planta Alagoas fornece evidência no quesito de qualidade para as produções locais. Desta forma, amplia e diversifica os horizontes mercantis Alagoas afora. Nesta edição, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) disponibilizou um investimento de R$ 20 milhões, que vai fomentar a renda e a mesa dos alagoanos, e trará retorno financeiro ao Estado, que pode ultrapassar R$ 40 milhões para a economia alagoana.

FORTALECIMENTO

O acesso às sementes, por meio do Planta Alagoas, dissemina o sentimento de gratidão para quem as recebe, pelos quatro cantos do Estado. O reconhecimento dos pequenos produtores acontece, não só pela impossibilidade financeira em comprar grãos de qualidade na região onde vivem, devido ao alto valor de mercado, o que dificulta e diminui as chances de garantia de renda e alimentação digna aos seus familiares, mas, sobretudo, por acreditar e incentivar a produção e a comercialização do produto final além do território alagoano.

Luciano Barros também falou sobre o mérito do programa em relação à contribuição direta aos agricultores beneficiários. “A exemplo do ano passado, e com os ajustes que deveriam ser feitos, estamos atendendo a mais de 200 entidades governamentais e não governamentais, entre elas, os movimentos sociais, cooperativas, associações, sindicatos rurais e prefeituras. Isso é importante para a economia estadual, na geração de renda e comida na mesa das famílias alagoanas”, finalizou. Com o Programa de Distribuição de Sementes, os produtores familiares que não têm condições para comprá-las no mercado recebem os grãos sem custo algum e, logo em seguida, iniciam o plantio.

Sob supervisão*