07/06/2023 18:25 | Institucional

Plano Plurianual chega a Santana do Ipanema e região do Médio Sertão na quarta-feira (14)

População será ouvida para a construção do planejamento do Governo de Alagoas para os próximos quatro anos

Participação no fórum é aberta ao público

Ascom Seplag

Larissa Costa / Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) segue com as ações do Fórum Regional Participativo do Plano Plurianual (PPA). Na próxima quarta-feira (14), as atividades serão em Santana do Ipanema, no Médio Sertão alagoano. O evento, aberto à participação da sociedade, terá início às 9h, no auditório da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O campus fica na Avenida João Agostinho, S/N, no bairro Santo Antônio.

A participação no fórum é aberta também a moradores de cidades que fazem parte do planejamento regional de Santana do Ipanema, como Dois Riachos, Carneiros, Maravilha, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Olho D'água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Os fóruns regionais participativos têm o objetivo de ouvir a sociedade para a construção do PPA – principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos. A iniciativa é voltada para comunidade escolar, profissionais da saúde, povos originários, líderes comunitários, prefeitos da região, poder legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população em geral.

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, destaca a participação assídua dos alagoanos nos últimos fóruns e oficinas, e comenta sobre a expectativa ao final do projeto. “Certamente, Alagoas terá um material robusto para construir o nosso PPA e auxiliar o Governo a planejar políticas públicas ainda mais assertivas para a população”.

Os municípios de União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Maceió, Delmiro Gouveia, Arapiraca e Palmeira dos Índios já receberam o fórum regional. A cidade de Santana do Ipanema e a região Norte serão as próximas contempladas, fechando a agenda dos fóruns regionais do PPA. As informações mais detalhadas com os dias e locais da realização dos fóruns estão no site ppa.al.gov.br.

PPA On-line

Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio da plataforma PPA On-line. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTICIPE e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho.