14/07/2023 12:20 | Segurança

Plano Individual de Atendimento irá aperfeiçoar atendimento socioeducativo em Alagoas

Ferramenta metodológica permite organizar e planejar os atendimentos em saúde ofertados aos adolescentes atendidos pelo Estado


Sistema Socioeducativo de Alagoas conta com 13 Unidades de Internação que oferecem um total de 441 vagas, das quais apenas 149 encontram-se ocupadas

Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), realizou esta semana uma ação coletiva de saúde para a construção e atualização do Plano Individual de Atendimento (PIA) dos adolescentes e jovens atendidos pelo Estado. A ação foi executada pela equipe de Supervisão de Saúde, referência no atendimento ao público socioeducativo.


De acordo com o superintendente da Sumese, Otávio Rego, o PIA é o instrumento responsável por orientar o trabalho dos profissionais da Unidade Básica de Saúde que realizam o atendimento aos socioeducandos. De forma preventiva, o plano permite que as equipes tenham maior clareza das ações e prazos para a assistência nas Unidades de Internação.


“O PIA é uma ferramenta metodológica que nos permite organizar e planejar os atendimentos que serão ofertados aos adolescentes e jovens adultos em cumprimento de medidas socioeducativas, facilitando e aperfeiçoando este serviço. Incorporando o PIA ao cronograma de trabalho, temos maior efetividade das nossas ações e, consequentemente, um serviço de saúde de excelência dentro das unidades socioeducativas”, explica.


Atualmente, o Sistema Socioeducativo de Alagoas conta com 13 Unidades de Internação que oferecem um total de 441 vagas, das quais apenas 149 encontram-se ocupadas. Para Otávio Rego, o Governo de Alagoas tem trazido um olhar diferenciado para a Medida Socioeducativa, expresso em ações que tornaram o Sistema Socioeducativo pleno e capaz de reintegrar socialmente o adolescente em conflito com a lei.


“O Sistema Socioeducativo tem sido prioridade para o governador Paulo Dantas, bem como para o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira. Prova disso foi a grande reforma e ampliação do Complexo Socioeducativo de Maceió, que contemplou a Unidade Básica de Saúde e contribuiu para o aperfeiçoamento da atenção integral à saúde dos adolescentes e jovens que estão sob o cuidado do Estado”, afirmou o superintendente.