18/07/2023 13:03 | Saúde

Pesquisadora da Uncisal apresenta estudo durante evento científico em Paris

Juliane Cabral participou do Trends in Natural Product Research - PSE Young Scientists Meeting Paris 2023

Juliane Cabral:

Ascom Uncisal

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é destaque quando o assunto é produção de conhecimento. A professora e pesquisadora Juliane Cabral apresentou os resultados de um estudo científico, desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Cesmac, durante o Trends in Natural Product Research - PSE Young Scientists Meeting Paris 2023, que ocorreu no final do mês de junho.

O trabalho intitulado “The use of medicinal plants by patients at a Diagnosis and Imaging Center in Maceió, Alagoas (Brazil)”, ou “O uso de plantas medicinais por pacientes de um Centro de Diagnóstico e Imagem em Maceió, Alagoas (Brasil)”, em tradução livre, foi desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Científica da Uncisal e contou com a participação de um estudante de mestrado do Cesmac.

Juliane Cabral destaca que, além da participação das instituições de ensino alagoanas, o trabalho contou a colaboração do Centro de Diagnóstico e Imagem da Uncisal, onde o estudo foi desenvolvido. “Um evento dessa magnitude permite a consolidação de pesquisas internacionais, como a publicação realizada pela UFS, em parceria com Uncisal e Cesmac”.

Segundo ela, além do trabalho apresentado em Paris, outras publicações estão em fase de planejamento. “A partir desse encontro, foi fortalecida as parcerias com pesquisadores da Univasf [Universidade Federal do Vale do São Francisco] e UFS [Universidade Federal de Sergipe] junto aos pesquisadores das Universidades de Paris e de La Rochelle e não só outras publicações, mas outras pesquisas já têm sido planejadas”, complementa a professora da Uncisal.

Para participar do evento na França, Juliane Cabral contou com o apoio de agências de fomento. “Para a minha participação, houve fomento pelo edital ARC [Auxílio à Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior] da Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas] e pelo PICAP [Programa de Incentivo Científico e Apoio à Pesquisa] da Uncisal. Mas vale salientar que durante o desenvolvimento da pesquisa houve fomento do CNPq e da Uncisal, através do Cedim [Centro de Diagnóstico e Imagem], no financiamento das bolsas de Iniciação Científica, bem como o apoio da Capes ao Programa de Pós-graduação Stricto sensu”.

O evento

O Trends in Natural Product Research - PSE Young Scientists Meeting Paris 2023 é um congresso internacional que selecionou investigadores experientes e jovens que trabalham na química de substâncias naturais com aplicações em diversas áreas (Saúde, Agroalimentar e Cosmética). O programa científico incluiu palestras plenárias, comunicações orais de jovens pesquisadores, contribuições de posters e um workshop.