19/09/2023 11:29 | Saúde

Pesquisador apresenta produção científica da Uncisal na Alemanha e na França

Pedro de Lemos Menezes busca estabelecer parcerias internacionais para a universidade

Pedro de Lemos Menezes apresenta produção científica em Colônia, na Alemanha

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

A produção científica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) extrapolou as fronteiras do país e ganhou o mundo esta semana. O professor e pesquisador Pedro de Lemos Menezes, que atua na graduação em Fonoaudiologia e no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia, representou a Uncisal em eventos nas cidades de Colônia, na Alemanha, e em Paris, na França.

A primeira parada do professor e pesquisador aconteceu na cidade de Colônia, na Alemanha, onde foram apresentados quatro trabalhos acadêmicos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon). O PPGFon é um programa associado entre a Uncisal, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“Em Colônia, foram apresentados quatro trabalhos acadêmicos, sendo um deles na modalidade apresentação oral. Isso demonstra a relevância do conhecimento que está sendo produzido dentro da nossa universidade”, explica Pedro de Lemos Menezes, lembrando que, em agosto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes) aprovou o curso de doutorado no PPFon.

Depois da apresentação na Alemanha, o professor e pesquisador agora desembarca em Paris, na França. Caberá a ele apresentar a Uncisal e as iniciativas desenvolvidas dentro do Laboratório de Audição e Tecnologia (LATEC) para integrantes do Institut de l'audition, um centro especializado em audição. A ideia, segundo Pedro de Lemos Menezes, é estreitar os laços e firmar eventuais parcerias com os franceses.

“Hoje nós contamos com uma parceria com uma universidade americana para o estudo da audição em crianças com microcefalia. A ideia é ampliar nossa área de atuação e ampliar a nossa presença, por meio da atuação conjunta com instituições de renome global. O convite para ir à França surgiu a partir da apresentação de trabalhos em congressos científicos, ou seja, nossas pesquisas estão sendo bem aceitas”, conclui Pedro de Lemos Menezes.